Roraima – Considerado como o maior e principal ponto turístico de Roraima, o Parque do Rio Branco, construído pela Prefeitura Municipal de Boa Vista, completa dois anos de existência nesta terça-feira, 20.
Situado às margens do principal rio de Roraima, o parque é considerado a maior obra turística do Estado, passando a ser um dos seus principais cartões-postais, proporcionando à população e aos turistas momentos de lazer, bem-estar e qualidade de vida.
O local conta com amplo espaço de lazer, quadras esportivas, área de convivência, bicicletário, espelho d’água, fontes, além de uma praia urbanizada às margens do Rio Branco. Uma das principais atrações é o Mirante Edileusa Lóz, com cerca de 120 metros de altura, o maior observatório da Região Norte.
Mirante
Considerada a estrutura mais alta de Boa Vista, o Mirante é, sem dúvida, aquele passeio imperdível para toda família. Quem sobe, se apaixona pela vista privilegiada de 360°, em um espaço de 250m², com capacidade para receber 250 pessoas simultaneamente.
As visitas são gratuitas e devem ser agendadas exclusivamente pela internet, por meio do link: https://mirante.shopingressos.com.br/mirante/. Os agendamentos podem ser feitos de quarta a domingo (inclusive feriados), das 8h30 às 14h30 e das 15h e 21h.
Selvinha
É no Parque do Rio Branco onde também se encontra a Maior Selvinha Amazônica da cidade. São mais de 160 elementos artísticos, entre esculturas de animais típicos da Amazônia, insetos e flora. A Selvinha possui oito cenários, contando ainda com área seca e molhada. O colorido garante um cenário lúdico e encantador. Uma verdadeira sensação entre as crianças.
Mormaço Cultural
E como esquecer o Mormaço Cultural 2022 – 1° Festival de Artes Integradas, promovido no Parque do Rio Branco em meados de agosto?! Em dois dias de evento, mais de 60 mil pessoas prestigiaram a extensa programação.
O Festival representou a valorização de diversos segmentos artísticos, como música, cinema, teatro, além da gastronomia. Movimentou a economia criativa e deixou saudades, com a presença de artistas nacionais que nunca haviam vindo a Roraima, além de uma ‘line up’ diversificada que valorizou a cena local.
Viés Social
Mais que uma obra turística, o local também tem importância social. Isso porque o Parque é resultado da revitalização da área conhecida como ‘Beiral’, que antes abrigava centenas de famílias que viviam em situação de risco, principalmente no período de inverno, quando enfrentavam problemas com o alagamento da área.
Com a construção, 350 famílias foram indenizadas de forma justa com recursos próprios do município, podendo assim buscar uma moradia digna.
Da redação
Foto: Divulgação