A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, negou que o partido tenha “fechado a porteira” para aliados nos comandos de ministérios. Em entrevista ao jornal O Globo, a deputada afirmou que novas nomeações de cargos no novo governo ainda serão discutidas.
“Não tem isso [porteira fechada]. Os cargos dos ministérios têm que ser discutidos com o conjunto de partidos da coligação. Não é porque o ministério está com tal partido que todos os cargos vão ser preenchidos por aquele partido”, disse Gleisi.
Para a presidente do PT, siglas de centro e de centro-direita recém-chegados à aliança lulista precisarão entregar votos no Congresso e se adaptar ao plano de governo defendido pela nova gestão. “Eles estão entrando num governo que tem linha, tem projeto claro, que saiu das urnas com essa direção”, afirmou a parlamentar.
Ainda na entrevista, Gleisi rebateu críticas de que Lula teria demorado para montar o governo. “Não tem um prazo definido. Ele teria que estar no dia 1º com os ministros escolhidos. Nós temos uma coligação grande. Buscamos também contemplar uma governança no Congresso. E fazer composição de um ministério que tenha 14 partidos que estão na base, ter preocupação de também com recorte de gênero, raça e contemplar as regiões, não é uma uma questão simples.”
Com informações de O Antagonista
Foto: Reprodução