fevereiro 22, 2026 17:29

Brasília contabiliza estragos no dia seguinte a ataque

Nesta segunda-feira (9), em Brasília, há expectativa para uma série de novas repercussões dos ataques às sedes dos Três Poderes promovidos por criminosos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao longo desse domingo (8).

A Polícia Civil do Distrito Federal (DF) informou que mais de 400 criminosos já foram presos pela invasão e depredação em atos de vandalismo da Câmara dos Deputados, Senado Federal, Superior Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto.

Foi determinado o afastamento por 90 dias do governador do DF, Ibaneis Rocha. A decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes cita omissão e conivência na contenção dos atos.
Outro ponto importante a ser acompanhado nesta segunda-feira é a determinação, também de Moraes, de que sejam desocupados em até 24 horas os acampamentos realizados nas imediações dos Quartéis Generais e outras unidades militares que serviram de prática de atos golpistas.

A desocupação deverá ser realizada pelas Polícias Militares dos Estados e DF, com apoio da Força Nacional e Polícia Federal se necessário. O Ministro da Defesa deverá ser intimado para determinar todo o apoio necessário às Forças de Segurança.

Também nesta segunda, há expectativa de que governadores de diferentes estados irão para Brasília se reunir com Lula e representantes do STF. Eles querem promover um manifesto pela democracia e união das instituições contra a ação organizada de vândalos nesse domingo (8).

Diante da situação calamitosa na capital federal, o presidente Lula decretou a intervenção federal no Distrito Federal pelo “grave comprometimento da ordem pública”. A ordem vale até 31 de janeiro e nomeia como interventor o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Garcia Cappelli.

Ataques foram repercutidos pelo mundo inteiro em veículos de imprensa e autoridades, que manifestaram solidariedade e apoio à democracia brasileira e ao atual governo.

 

 

Com informações da CNN Brasil

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!