fevereiro 22, 2026 07:06

Anielle Franco e Sonia Guajajara assumem como ministras nesta quarta-feira

Será realizada nesta quarta-feira (11) a cerimônia de posse das ministras Anielle Franco, da Igualdade Racial, e Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas. O ato conjunto está marcado para 17h, no Palácio do Planalto.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve comparecer. A criação de ambos os ministérios é promessa de campanha do petista.

Além da reunião que Lula fez com governadores e os chefes dos outros Poderes da República, este é o primeiro grande evento no Planalto após os ataques criminosos às sedes do Congresso, Supremo Tribunal Federal e ao Palácio do Planalto.

Os atos atrasaram as solenidades de Franco e Guajajara, que aconteceriam na segunda (9) e terça-feira (10). As duas são as únicas do novo governo que ainda não tiveram as cerimônias de posse.

“O Brasil o nosso Brasil, o Brasil que respeita e ama esse país, e vai trabalhar pra respeitar seus povos, vai tomar posse. As mulheres negras e indígenas do Brasil vão tomar posse com a gente, porque esse governo é nosso, porque o país também é!”, disse Anielle nas redes sociais.

Sanção de projeto sobre Injúria Racial

Também está previsto que Lula assine a sanção presidencial do projeto de lei que tipifica injúria racial como crime de racismo.

Injúria racial é a ofensa à dignidade de um indivíduo utilizando elementos de raça, cor, etnia, religião. O racismo, por sua vez, é categorizado quando a ofensa é dirigida a um grupo ou coletivo de pessoas ou comunidade.

Secretaria de Ações Afirmativas

O analista de Política da CNN Leandro Resende, integrantes da pasta de Igualdade Racial afirmaram que o ministério terá uma secretaria de Políticas de Ações Afirmativas e Combate e Superação do Racismo.

Haverá também a de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Ciganos e a secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

 

 

Com informações da CNN Brasil

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!