fevereiro 21, 2026 04:36

Lula exonera ex-ministro de Bolsonaro da presidência da Embratur e nomeia Freixo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou Gilson Machado (PL) da presidência da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e nomeou o deputado federal Marcelo Freixo (PT-RJ) ao cargo para um mandato de quatro anos.

A indicação de Freixo para a Embratur já tinha sido confirmado pelo novo governo no final do ano passado. Nesta sexta (13), o decreto com a nomeação foi publicado no Diário Oficial da União.

Gilson Machado chegou a ser ministro do Turismo durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), e ficou famoso por tocar sanfona em algumas das lives semanais do ex-presidente. Nas eleições de outubro, ele disputou a vaga de Pernambuco ao Senado, mas perdeu para Teresa Leitão (PT).

A Embratur é vinculada ao Ministério do Turismo. No dia 30 de dezembro, a agora ministra da pasta, Daniela Carneiro (União Brasil), publicou no Twitter o anúncio de que convidou o deputado para presidir a agência e “auxiliar a reconstruir o turismo brasileiro, reforçando nossa imagem junto aos mercados internacionais e, assim, atrair mais turistas para o Brasil”.

Após aceitar o convite, Freixo respondeu na rede social: “Quero agradecer a Daniela e ao presidente Lula pela confiança. Vamos trabalhar juntos para reconstruir a Embratur e transformar o turismo num instrumento de desenvolvimento sustentável e geração de emprego. O Brasil voltará a ter protagonismo no setor.”

Freixo irá perder o mandato de deputado federal a partir da posse de parlamentares em 1º de fevereiro, já que não concorreu à reeleição. Ele foi candidato ao governo do Rio de Janeiro, tendo sido derrotado, ainda no primeiro turno, para o atual governador, Cláudio Castro (PL).

 

 

Com informações da CNN Brasil

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!