fevereiro 22, 2026 17:17

Orsine Júnior é cotado para assumir Suframa

Mais um nome foi especulado para assumir a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), conforme apuração feita pelo Portal O Poder. Com a recusa dos ex-deputados federais Marcelo Ramos, Bosco Saraiva e José Ricardo, e do ex-deputado Serafim Corrêa, além da dificuldade de surgirem nomes fortes para ficar à frente da autarquia, Orsine Júnior se disponibilizou para o cargo.

Nos bastidores, o ex-presidente da Amazonastur tem se articulado com a bancada do Amazonas em Brasília (DF) para conquistar um dos cargos mais importantes do Estado. Porém, é preciso passar por uma avaliação da equipe do gabinete da Presidência.

Eles levam em consideração a reputação ilibada do candidato, ou seja, sem suspeita e condenações na Justiça. Uma das fundamentações legais para assumir o cargo de superintendente é o Decreto nº 11.376, de 1º de janeiro de 2023, que diz que os nomes devem ser aprovados pela Advocacia-Geral da União. O crivo do Governo Federal também se baseia nas leis nº 13.844/2019 e n° 14.204/2021. A equipe do presidente Lula (PT) também analisa currículo, habilidades pertinentes ao cargo, experiência profissional, formação acadêmica, cursos de capacitação e se a ficha do candidato é limpa.

Não é o caso de Orsine Júnior. Em setembro de 2022, o político foi condenado pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) a pagar uma multa de R$ 392,3 mil por não cumprir a Lei de Acesso à Informação e por irregularidades em contratos firmados durante sua gestão à frente da Amazonastur em 2018. Ano passado, ele também foi multado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por propaganda irregular.  Essas barreiras podem atrapalhar os planos do ex-secretário de assumir a Suframa. 

O Portal O Poder entrou em contato com Orsine Júnior, que informou que não foi condenado em nenhum processo no TCE-AM, uma vez que todos os questionamentos foram sanados junto ao órgão. Tal medida validou sua candidatura a deputado federal no pleito de 2022.

 

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder

Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!