Roraima – Sem mandato eletivo há pelo menos 11 meses após ser cassado por quebra de decoro parlamentar, o ex-deputado estadual Jalser Renier (SD), que é servidor da União, foi removido pelo Governo de Roraima para a estrutura da prefeitura de Caracaraí, Sul do Estado.
A prefeita do município é Diane Coelho (SD), aliada do ex-parlamentar. A portaria de remoção foi publicada nesta semana no Diário Oficial do Estado de Roraima (DOE-RR), assinada pela secretária adjunta de Estado da Gestão Estratégica e Administração do Governo (SEGAD), Betânia Thomé Avelino.
Conforme a publicação, Jalser ocupada o cargo de auxiliar operacional de serviços diversos, função que deverá exercer na prefeitura de Caracaraí.
Cassado
Em fevereiro de 2022 numa sessão extraordinária, os deputados estaduais cassaram o mandato do então presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Jalser Renier (SD), por conduta incompatível com o decoro parlamentar. Foram 18 votos favoráveis, uma abstenção e nenhum contra.
O deputado do Solidariedade foi apontado pelo Ministério Público de Roraima (MPRR) como o mandante do sequestro e tortura do jornalista Romano dos Anjos, ocorrido em outubro de 2020. Pelo menos dois pedidos de cassação do mandado do parlamentar foram protocolados na Casa Legislativa.