novembro 24, 2024 22:42

‘Estamos dispostos a contribuir com a Suframa’, diz Marcelo Pereira

Enquanto não há definição no nome do novo titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o Portal O Poder conversou com o servidor responsável pela autarquia, Marcelo Pereira, para saber como estão sendo desempenhados os trabalhos em um dos principais pontos econômicos do Amazonas. 

Confira

  1. Como estão os trabalhos nesses 20 primeiros dias na Suframa?

Marcelo: Primeiramente é importante salientar que hoje eu não estou exercendo cargo de gestão na Suframa, visto que fui exonerado do posto de Superintendente Adjunto Executivo no dia 2 de janeiro de 2023. Estou ajudando a gestão que permaneceu nos assuntos internos, visto que não há competência regimental para tomada de decisão em virtude de o Superintendente e o seu imediato terem sido exonerados no dia 2 de janeiro. Neste caso, os servidores que estão investidos em cargos de adjuntos substitutos estão atuando, em cada competência, para que as empresas e outros tomadores de serviços da Suframa  não sejam prejudicados.

  1. No quadro técnico da casa, o que é possível para atender as necessidades que se apresentam?

Marcelo: As expertises internas da Suframa atendem às demandas que se apresentam até o momento. Mas, a falta de um superintendente nomeado tem impedido dar seguimento em demandas estratégicas, tais como: aprovação de novos projetos, análise de recursos de PD&I, renovação de contratos, encaminhamento de procedimentos licitatórios, etc. Estamos monitorando cada questão e informando à nova gestão do MDIC  (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) sobre os acontecimentos e possíveis soluções.

  1. Os agentes políticos têm procurado diálogos para fomentação de argumentos de defesa do modelo?

Marcelo: A Suframa sempre interage bem com todos os parlamentares da bancada estadual e federal. Assim que for nomeado o novo superintendente, levaremos a ele os assuntos e estudos referentes às propostas de Reforma Tributária para que ele faça a interlocução com nossa bancada. Todos os parlamentares que têm nos procurado, particularmente, tenho atendido e fornecido nossas impressões sobre as discussões internas sobre a ZFM e a Reforma Tributária.

  1. Sabemos que a indicação para a Superintendência é um ato político, mas estaria disposto a encarar o desafio? 

Marcelo: Eu sou servidor da Suframa e, como tal, nunca poderei me furtar a auxiliar na gestão do nosso modelo de desenvolvimento. Até o momento não fui contatado para exercer quaisquer postos na Suframa, apesar de até o dia 1º de janeiro de 2023 ter estado à frente da instituição interinamente. Contudo, se for chamado para contribuir, tenho certeza que estarei a postos para ajudar o governo e o Amazonas  na condução das discussões.

  1. Você está respondendo interinamente em que cargo ?

Marcelo: Hoje quem responde interinamente pela Suframa é a Dra. Ana Maria Oliveira de Souza, também servidora, muito competente. Ela é a Superintendente Adjunta Executiva, substituta. A interinidade dá a ela prerrogativas de administração para dentro da instituição, pelo regimento interno, mas não permite tomada de decisões. Eu tenho a auxiliado, administrativamente, na condução da unidade e temos, como disse, levado ao MDIC todas as informações necessárias para a boa condução da autarquia.

 

 

Da Redação O Poder

Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder 

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!