abril 18, 2025 19:58

RR: Telmário acusa senador Mecias de indicar máfia para comandar Distrito Sanitário Indígena

Roraima – Em publicação na rede social na manhã desta segunda-feira, 23, o ex-senador Telmário Mota (PROS) acusou o senador Mecias de Jesus (Republicanos) de ser o responsável por indicar uma organização criminosa para comandar o Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI Yanomami.

“Esse DSEI estava sendo coordenado por uma máfia, indicada pelo senador Mecias de Jesus, um homem que onde coloca as mãos tem destruição ou corrupção. Esses ladrões devem ser responsabilizados por esse genocídio e pela morte dessas 570 crianças nos últimos quatro anos”, escreveu Mota.

O posicionamento do ex-senador por Roraima ocorre no momento em que veio à tona a situação crítica em que os povos indígenas se encontram, com muitos morrendo devido a falta de medicação, além da ausência de outras assistências.

Outra situação recorrente e que tem geral problema aos indígenas é a prática do garimpo ilegal. Nesse contexto, o ex-senador defendeu a classe dos garimpeiros.

“Querer jogar a crise dos Yanomami no colo dos garimpeiros é uma grande injustiça, é encobrir a verdade, pois essa crise é causada por dois principais motivos: a corrupção e a falta de uma política indigenista eficiente”, avaliou.

Ao concluir, Mota sugeriu intervenção federal nos Distritos Sanitários de Roraima, com punição aos corruptos e culpados pela situação crítica que se encontram os indígenas.

“É preciso também que se façam financiamentos e cooperação técnica na agricultura e na pecuária para os povos indígenas aculturados. Do contrário, tudo isso é só show midiático para ‘inglês ver’, sem solução para os verdadeiros problemas”, finalizou.

 

Da redação

Foto: Montagem

Últimas Notícias

RR: Justiça concede prisão domiciliar para Telmário

A Justiça de Roraima concedeu uma liminar autorizando a prisão domiciliar por 60 dias ao ex-senador Telmário Mota, preso...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!