janeiro 20, 2025 21:19

Denarium ganha destaque negativo nacional ao afirmar que ‘desnutrição não existe só em RR’

Roraima – Bolsonarista e defensor da prática de garimpo, o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), ganhou repercussão negativa nacional nesta segunda-feira, 30, ao afirmar que os casos de desnutrição nos povos indígenas yanomami não é algo que acontece somente no estado.

A declaração polêmica do chefe do Executivo Estadual foi dada em entrevista ao jornal Folha de São Paulo. Denarium disse que os casos de desnutrição é restrita a alguns grupos e acontece há décadas da mesma forma.

O governador disse, ainda, que a responsabilidade por esse cenário não é do Governo de Roraima, mas de todos os últimos presidentes, não apenas de Jair Bolsonaro (PL), de quem é aliado. “Foi dada publicidade há um problema que é recorrente há 20 anos”, avaliou. “Estão criando um fato que não é de hoje”, acrescentou.

Para Denarium, os indígenas deveriam se articular para começar a explorar suas áreas, férteis em minérios, e citou o exemplo dos cassinos instalados em reservas indígenas nos EUA.

“Imagine você desempregado, pobre, passando fome, doente. Dentro da sua casa tem um quadro do Picasso que vale US$ 1 bilhão. O que você faria? Venderia. Aí pega o dinheiro e melhora sua qualidade de vida. Igual aos indígenas americanos”, diz ele, que conta ter visitado locais do tipo em Nova York.

Lei pró-garimpo

A respeito de projeto de lei que sancionou para proibir a destruição de equipamentos apreendidos do garimpo ilegal, ele diz que a ideia não era favorecê-los, mas repassar as máquinas para agricultura familiar, possivelmente aos próprios indígenas, ainda que isso não constasse no texto.

“Quando fala de desnutrição, tem no Brasil inteiro. Se for em São Paulo, tem crianças com desnutrição. E estou falando da população normal, não-indígena. Se for na Bahia, que tem estrada e tudo, eles moram praticamente dentro da cidade. Eu estava vendo reportagem sobre índios Pataxó com desnutrição. Aqui em Roraima, 80% dos indígenas já são aculturados, ou seja, tem um bom convívio e relacionamento com os brancos”, comentou.

 

Com informações da Folha de São Paulo

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Pleno do TRE-AM retorna nesta terça-feira, 21

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) fará a abertura do ano judiciário do Pleno nesta terça-feira, 21, a...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!