Roraima – O Partido dos Trabalhadores de Roraima (PT-RR) emitiu nota repudiando as atitudes e falas polêmicas do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), sobre a situação dos povos Yanomami.
Em entrevista concedida nesta semana ao jornal Folha de São Paulo, Denarium afirmou que os indígenas “têm que se aculturar, não podem mais ficar no meio da mata, parecendo bicho”. Para o PT, o governador tenta minimizar o sofrimento do povo Yanomami.
“É rotineira sua prática de desqualificar os reais problemas do Estado, assim como sempre se comportava o ex-presidente genocida. A crise humanitária do povo Yanomami e tantas outras comunidades indígenas é também, reflexo de uma administração que tem como base o privilégio ao agronegócio e sua prática danosa ao meio ambiente”, cita trecho.
É destacado, ainda, que mesmo Denarium negando ser contrário ao garimpo, ele sancionou duas leis, uma que previa o uso de mercúrio e outra que proibia a destruição do maquinário.
“Para o conhecimento da sociedade, as leis são inconstitucionais em defesa do garimpo, apoio a essa prática extremamente nociva em nosso Estado. Há culpados na esfera federal e estadual, exigimos apuração e imediata responsabilização. Continuaremos unidos na defesa histórica dos povos originários e contrapondo todo projeto que coloque em risco a vida da população roraimense”, encerra a nota.
Da redação
Foto: Divulgação