O ex-secretário da Educação do Amazonas e ex-ministro do governo Temer, Rossieli Soares, assumiu a Secretaria de Educação do Pará (Seduc) na última semana.
Houve rumores de que o nome dele era especulado para um possível retorno à frente da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc). Além do Amazonas e Pará, o gestor também foi cotado para assumir a pasta no Mato Grosso do Sul.
No Pará, Rossieli Soares tem o desafio de aumentar o número de escolas integrais. A meta também é aprimorar a educação básica, especialmente no ensino médio. De acordo com dados do Governo Federal, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio paraense é de 3,2, o menor do país.
Após ser diretor de Planejamento, secretário-executivo de Gestão e secretário da Educação do Amazonas, assumiu a Secretaria Nacional de Educação Básica e, em seguida, foi nomeado ministro da Educação em 2018.
Ao deixar o ministério, assumiu a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no governo João Dória. Rossieli Soares coordenou a maior rede pública de ensino do Brasil e expandiu o número de escolas em tempo integral de 364 para 2.050. A conquista rendeu-lhe o convite do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder