O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está nos Estados Unidos cumprindo agenda e o assunto Bolsonaro (PL) não poderia faltar. O ex-presidente viajou para o país antes que seu mandato terminasse em 31 de dezembro. Desde então, ele está hospedado na mansão do ex-campeão do UFC, o amazonense José Aldo, localizada na Flórida.
Questionado sobre uma possível extradição de Bolsonaro durante entrevista à CNN Internacional nesta sexta-feira, 10, Lula disse que eventualmente o ex-presidente terá que voltar ao Brasil. O atual mandatário disse que não irá tratar sobre o tema com o presidente americano Joe Biden.
“Um dia [Bolsonaro] tem que voltar ao Brasil e enfrentar os processos que estão aqui contra ele”, afirmou o presidente.
Para Lula, a extradição depende dos tribunais brasileiros e de tribunais internacionais levarem em consideração a gestão de Bolsonaro durante a pandemia.
A estratégia de Bolsonaro é permanecer nos EUA para evitar ser processado por causa de atos e envolvimento em polêmicas enquanto era presidente. O mais recente é a ‘Minuta do Golpe‘”, apreendida na casa do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Anderson Torres.
Nesta sexta-feira, 10, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, encaminhou para a 1ª Instância seis pedidos de investigação protocolados contra Bolsonaro. O motivo é que o ex-presidente perdeu o foro privilegiado com o fim do mandato. Consequentemente, o STF perdeu a competência de analisar os pedidos de investigações contra o ex-mandatário.
“Consolidado é, pois, o entendimento deste Supremo Tribunal de ser inaceitável em qualquer situação, à luz da Constituição da República, a incidência da regra de foro especial por prerrogativa da função para quem já não seja titular da função pública que o determinava”, escreveu a ministra.
São os primeiros pedidos de investigação que o STF envia para a primeira instância. Com isso, Bolsonaro ganha mais motivo para aumentar sua permanência no exterior.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder