novembro 29, 2024 17:34

Suframa faz parte do plano de reindustrialização do Brasil

De forma inédita, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) participou de uma reunião para orientar as políticas públicas a serem desenvolvidas para a retomada da industrialização brasileira nos próximos dez anos ( 2023/2033) no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A oficina de criação do “Plano de execução da Estratégia Industrial, Verde e Tecnológica (Eivtec)” foi realizada na quarta-feira, 15, e quinta-feira, 16, em Brasília (DF). 

A presença da Suframa na reunião, além de um marco, é um aceno do presidente Lula (PT) e equipe para a manter a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM), ameaçada diversas vezes na gestão do ex-presidente Bolsonaro (PL). A participação também representa uma boa notícia para os amazonenses e empresas do Polo Industrial de Manaus já que o MDIC já sinalizou a vontade de manter o modelo econômico. 

A autarquia foi representada pela superintendente interina, Ana Maria Oliveira de Souza, pelo superintendente adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Leopoldo Melo Montenegro Júnior e pelo coordenador-geral de Assuntos Estratégicos, Marcelo Souza Pereira, que foi nomeado Superintendente Interino da Autarquia na sexta-feira, 17.

Desde 2015, o Brasil não possuía um plano de industrialização e, consequentemente, perdeu sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) do país. A nova estratégia da industrialização leva em conta uma indústria que agregue valor, que consuma menos combustíveis fósseis e seja mais autossuficiente. Outro ponto debatido na reunião foi o consumo da sociedade em produtos mais sustentáveis.  

“Temos de lidar com a promoção de um desenvolvimento mais sustentável e que consiga contribuir para a preservação do meio ambiente, num debate entre os atores do governo, da sociedade civil e da iniciativa privada”, pontuou o secretário interino de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, Lucas Ramalho Maciel. 

A criação de uma secretaria de Economia Verde dentro do MDIC, partindo do pressuposto de que as novas economias têm que dialogar com a questão climática, também é uma possibilidade do governo Lula. A oficina de criação do Eivtec possibilitou uma visão panorâmica dos problemas existentes e de uma visão de futuro para política industrial.  

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder 

Últimas Notícias

RR: Senador Mecias promete retirada da PEC 36 após encontro com lideranças indígenas

Lideranças indígenas da Comunidade Sabiá em Roraima estiveram reunidas com parlamentares do Estado para tratar de demandas da população,...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!