“O ano só começa depois do Carnaval” é um dos ditados mais populares para esta época. Para as principais atividades legislativas da esfera federal, o pensamento pode ser real, pois decisões importantes ficaram para depois deste feriadão, inclusive definições de liderança da bancada amazonense.
As comissões e Grupo Técnicos (GTs) do Congresso Nacional devem ser definidas nas próximas semanas.
Pelo Amazonas, a bancada deve também realinhar no que cada um dos três senadores e oito deputados devem fazer para defender o interesse dos cidadãos e do Estado. A reunião para esta definição deve acontecer em breve.
Nela, os parlamentares devem entrar em consenso sobre os papéis que cada um deve desempenhar nesta legislatura, principalmente os escolhidos para compor o Grupo Técnico da Reforma Tributária.
Além disso, é aguardado que a bancada defina o nome dos cargos federais do Amazonas para levar a apreciação da equipe técnica do presidente Lula (PT). Entre eles, os titulares da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Conforme informações de bastidores, o senador Omar Aziz (PSD) deve ser reconduzido ao cargo de líder da bancada amazonense nesta reunião.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder

