Roraima – A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) fez duras críticas à ida do colega de Senado Chico Rodrigues (PSB) ao território Yanomami durante feriado de carnaval. Segundo ela, o senador “não tem legitimidade”.
Eliziane e Chico são, respectivamente, vice e presidente da Comissão do Senado criada para acompanhar a crise Yanomami.
Foi durante entrevista concedida a Globo News que a senadora teceu críticas ao presidente da comissão.
“Para mim não tem nenhuma legitimidade porque nós temos um regimento dentro do Senado Federal que precisa ser seguido e o senador, na verdade, não seguiu. Ele é presidente da comissão, mas é presidente de uma comissão, um colegiado. Essa comissão é integrada por vários senadores, onde qualquer decisão ou ação tomada pelo presidente tem que ser deliberada internamente, o que não ocorreu”, disse a senadora.
Em outra parte da entrevista, Eliziane fala que só foi informada da viagem horas antes por meio de mensagem via Whatsapp. Segundo ela, outros membros da comissão sequer ficaram sabendo da viagem de Chico à terra Yanomami.
“Foi uma ação totalmente sem sentido, sem entendimento. Quando você cria uma comissão, você tem de aprovar um plano de trabalho. O presidente da comissão não seguiu nada disso, tomou uma decisão totalmente individual”, criticou.
Afastamento
Desde que foi escolhido presidente da comissão para cuidar dos assuntos relacionados ao povo Yanomami, Chico Rodrigues tem sido alvo de críticas até dos representantes dos indígenas.
Em nota de repúdio, o Conselho Indígena de Roraima (CIR), organização indígena que representa 261 comunidades de várias etnias, pediu a saída imediata do senador da presidência da Comissão.
Conforme o Conselho Indígena, durante o último Governo o parlamentar jamais se posicionou a favor do povo Yanomami e dos povos indígenas de Roraima. É destacado que Chico Rodrigues esteve presente na diligência da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal em maio de 2022, em Roraima. Porém, foi omisso aos problemas dos indígenas.
Da redação
Foto: Divulgação