novembro 6, 2025 08:54

Bancada do AM é concisa no 1º encontro do GT e sai com garantias pró-ZFM

Os representantes do Amazonas no Grupo de Trabalho da Reforma Tributária, os deputados federais Sidney Leite (PSD), Adail Pinheiro (Republicanos) e Saullo Vianna (União Brasil) participaram de uma reunião com o secretário Extraordinário da Reforma Tributária no Ministério da Fazenda, Bernard Appy, nesta quarta-feira, 1º.  O encontro foi focado na defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM). 

“A reunião foi boa e tivemos uma garantia quanto ao cuidado com a Zona Franca. O secretário Bernard Appy vai apresentar uma proposta que mantenha a competitividade do Polo Industrial em um mês”, informou Adail Pinheiro. 

De acordo com o parlamentar, o Governo Federal não apresentou quais os planos para a ZFM. “Por isso, nós, da bancada amazonense nos unirmos para garantirmos o direito da Zona Franca”, garantiu Adail. 

Os deputados que compõem o GT buscam as melhores condições para o país mas sem retirar a competitividade do modelo econômico nortista que emprega mais de 100 mil pessoas de forma direta.  

“Só no ano passado foram mais de R$ 174 bilhões de reais que o nosso Polo Industrial gerou para o país,  não tem como chamar um modelo desse de fracasso”, ressaltou Sidney Leite. “Tratamos de diversos assuntos, mas é claro que a Zona Franca foi o principal. Tanto no que diz respeito às vantagens comparativas  quanto da receita e tributos gerados para o poder público, garantindo o funcionamento da máquina pública”, concluiu o parlamentar.

O Portal O Poder entrou em contato com o deputado Saullo Vianna mas até o fechamento desta matéria, ele não respondeu aos questionamentos. 

Desde que o Governo Lula assumiu, o Amazonas tem feito uma espécie de frente ampla para defender a Zona Franca de Manaus (ZFM) e não tem sido diferente neste Grupo de Trabalho. O Governo Federal tem se mostrado solícito e demonstra boa vontade com o modelo econômico. 

Na reunião, ficou acordado que uma proposta será construída com o Governo do Amazonas, o Setor Produtivo e a bancada amazonense. Ao final, ela será apresentada e debatida no modelo final da reforma. 

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder 

Últimas Notícias

Serviços de saúde da Prefeitura de Novo Aripuanã serão fiscalizados pelo MPAM

Os serviços prestados pela Prefeitura de Novo Aripuanã, na área da Saúde, serão fiscalizados pelo Ministério Público do Amazonas...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!