Roraima – Apontado como um dos principais responsáveis pela crise instalada no povo Yanomami, o senador Mecias de Jesus (Republicanos), pediu “coerência e respeito” da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que está em Roraima desde quarta-feira, 1º, para acompanhar os postos de assistência à saúde indígena.
O pedido feito pelo senador consta em um vídeo publicado nessa semana nas redes socais dele. Durante a gravação, Mecias tenta passar a impressão de que realmente se importa com os indígenas de Roraima.
“Eu recebi uma comunicação de que a ministra Nísia Trindade estará quarta e quinta lá no estado de Roraima para ver a questão dos Yanomami. Fico muito feliz por essa iniciativa do Governo Federal e da ministra, porém, quero fazer um apelo à ministra: veja com coerência e respeito a questão dos Yanomami”, disse o senador.
Mecias destaca no vídeo para a ministra dar condições para os Distritos Sanitários Indígenas prestarem ajuda aos Yanomami não só no atual momento de crise, mas durante toda época.
“Não é só atenção básicas que eles precisam, mas de média e alta complexidade. Portanto, tem de ter todo o apoio necessário”, acrescenta o parlamentar.
Responsável
O senador Mecias de Jesus foi apontado como um dos principais culpados pela crise do povo Yanomami. De acordo com o ex-senador Telmário Mota (PROS), foi através de indicação de Mecias e do filho dele, o deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos), que foram escolhidos os últimos três coordenadores do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei-Yanomami).
Foi na gestão dos “homens de confiança” de Mecias e Jhonatan que teriam ocorrido várias irregularidades no Dsei-Yanomami, o que teria prejudicado diretamente os indígenas, que atualmente sofrem com uma grave crise de desnutrição, resultando em mortes frequentes.
Da redação
Foto: Divulgação