Roraima – No centro de diversas polêmicas como a crise do povo Yanomami, pedido de impeachment e o aumento da taxa de mortes na maternidade de lona, o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), volta a tomar medidas polêmicas. No último dia 1º, nomeou a esposa, Simone Soares de Souza, como titular da Secretária de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Humano e Social.
O chefe do Executivo Estadual nomeou, ainda, o aliado Aluízio Nascimento da Silva, para o cargo de Secretário de Estado Extraordinário de Atração de Investimentos. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado de Roraima (DOE-RR).
Esta não é a primeira vez que o governador cria secretarias extraordinárias para nomear a primeira-dama e aliados. Em 2021, Denarium instituiu três novas pastas, entre elas, a Secretaria de Estado Extraordinária de Promoção, Desenvolvimento e Inclusão Social (Seedis), criada especialmente para Simone.
Com ajuda de mais de 20 deputados estaduais da base aliada, Denarium conseguiu na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) a aprovação para que as pastas fossem prorrogadas por mais um ano.
A atitude do governador em insistir em criar novas secretarias extraordinárias é um comportamento oposto de quando foi eleito pela primeira vez governador de Roraima. Durante campanha eleitoral naquela época, Denarium prometeu enxugar a máquina pública, reduzir cargos comissionados e secretarias.
Promoção
Além de criar as secretarias extraordinárias, também nesta semana, o governador promoveu o filho do senador Hiran Gonçalves (PP), considerado um dos principais aliados do chefe do Executivo Estadual.
O filho do senador, que possui o primeiro nome do pai, Hiran Gonçalves da Silva, mais conhecido como “Hiranzinho”, foi exonerado do cargo de Diretor-Geral do Instituto de Modernização Pública, e em seguida nomeado como Secretário Adjunto de Estado das Cidades, Desenvolvimento Urbano e Gestão de Convênios.
Da redação
Foto: Divulgação