abril 19, 2025 03:01

DIA DA MULHER: Governo de Antonio Denarium segue com grávidas humilhadas em maternidade de lona

Roraima – Nesta quarta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, a gestão do governador Antonio Denarium (PP) segue submetendo grávidas à humilhação de terem que ganhar bebê na “maternidade de lona”, como passou a ser chamado nos últimos anos o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN).

Funcionando sob condições precárias em uma estrutura de tendas e lonas, a maternidade está instalada no bairro 13 de Setembro, zona Sul de Boa Vista. O local improvisado iria funcionar, inicialmente, durante poucos meses até que ficasse pronta a obra de reforma e ampliação da sede.

No entanto, já se passaram quase três anos e os trabalhos não foram concluídos. Enquanto isso, a cada dia que passa só aumenta o número de reclamações de quem busca atendimento na unidade de saúde de lona.

A situação é tão grave que somente no mês de janeiro deste ano morreram 28 bebês, número que supera todo o quantitativo registrado ao longo de 2022. Mesmo diante dos índices negativos, para o governo do Estado, tudo está indo bem.

Denúncias

As grávidas que buscam atendimento na “maternidade de lona” já não sabem mais a quem recorrer, pois até o Ministério Público de Roraima (MP/RR), além de outros órgãos de controle e fiscalização, já foi acionado, mas os problemas continuam acontecendo.

Nos últimos meses, foram várias as situações que não deveriam ocorrer dentro de uma maternidade. No final do ano passado, por exemplo, um rato foi capturado no corredor da unidade. Além disso, é comum baratas em vários setores.

Outro problema recorrente e que deve voltar a acontecer com a chegada do inverno é a infiltração. Praticamente todas as vezes que ocorre uma chuva mais intensa a maternidade sofre com alagamentos e goteiras por várias partes, conforme denúncias enviadas ao O Poder.

Deputadas aliadas omissas

Além do governador, as cinco deputadas estaduais aliadas de Denarium não fazem nada para tentar amenizar o sofrimento das grávidas que estão internadas na maternidade. As parlamentares sequer usam a tribuna nas sessões ordinárias na Assembleia Legislativa para cobrar alguma melhoria.

Mesmo diante das recorrentes denúncias e reclamações constantes sobre os mais variados motivos, as deputadas não foram fazer uma visita para ver de perto e fiscalizar o serviço público que está sendo oferecido pelo Estado.

Ironia

Ironicamente, a titular da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) é uma mulher, Cecilia Lorezon, que há mais de um ano está no comando da pasta. Ela, que deveria ter um olhar mais cuidadoso com o público feminino, faz o aposto.

Mesmo com os recorrentes problemas em todos os setores da Saúde Estadual, em especial na maternidade, Cecília, além de não resolver os entraves, trata com desprezo quem busca atendimento público oferecido pelo governo.

Exemplo disso foi o caso recente de uma grávida, que há horas sem atendimento e sentindo dores prestes a ganhar bebê, caiu em desespero e começou a chorar em um dos corredores da maternidade. Ao reagir à cena, que foi filmada e compartilhada nas redes sociais, Cecília afirmou que “são pessoas que se prestam a dar show”, demonstrando total falta de respeito.

 

 

Da redação

Foto: Montagem

Últimas Notícias

RR: Justiça concede prisão domiciliar para Telmário

A Justiça de Roraima concedeu uma liminar autorizando a prisão domiciliar por 60 dias ao ex-senador Telmário Mota, preso...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!