fevereiro 22, 2026 03:48

RR: MPRR pressiona governo para conclusão da obra da maternidade que se arrasta há 3 anos

Roraima – Como forma de pressionar o governo de Roraima a entregar à população o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), o Ministério Público de Roraima (MPRR) firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Estado para as obras de reforma e ampliação, que se arrasta há quase três anos, sejam concluídas no prazo máximo de 12 meses.

Inicialmente, a previsão era de que os serviços na maternidade durassem poucos meses. No entanto, passados mais de dois anos, a gestão do governador Antonio Denarium (PP) ainda permanece com a obra inacabada.

Enquanto isso, os atendimentos às grávidas estão sendo realizados em uma estrutura de lona e tendas no bairro 13 de Setembro, em Boa Vista. O local iria funcionar temporariamente até que as obras na maternidade fossem concluídas, porém, segue até hoje.

Desde que os atendimentos passaram a ser realizados na “maternidade de lona”, as reclamações sobre o espaço passou a ser frequente. Conforme denúncias, o local não oferece condições adequadas para atendimento às grávidas. Só em janeiro deste ano, 28 bebês morreram na unidade. O número de óbitos é maior do que foi registrado durante todo o ano de 2022.

Acordo

O Termo de Ajustamento de Conduta celebrado entre o MPRR e o governo foi assinado no último dia 6 de março pelos promotores de Justiça da Saúde, Igor Naves, do Patrimônio Público, Luiz Antônio Araújo de Souza, pela Secretária Estadual de Saúde, Cecília Lorenzon, e pelo Vice-Governador e Secretário Estadual de Infraestrutura, Edilson Damião.

O acordo também prevê a construção de uma nova unidade materna infantil na zona oeste da capital, no prazo máximo de três anos.
Conforme o MPRR, o TAC foi proposto com a intenção de obrigar o Estado a agilizar a conclusão da obra que está atrasada, além de evitar que haja mais intercorrências e superlotação no local onde está provisoriamente instalada a unidade hospitalar, uma vez que o espaço não apresenta estrutura ideal para prestação do serviço.

 

 

 

Da redação

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!