janeiro 20, 2025 18:38

’Nossos amigos’, diz governador de RR sobre garimpeiros ilegais em meio à crise Yanomami

Roraima – Em meio à crise do povo Yanomami e a força tarefa do Governo Federal para retirar garimpeiros ilegais do TI, o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP) voltou a deixar cristalino seu apoio à pratica garimpeira. Durante uma entrevista à Veja, Denarium se referiu aos garimpeiros ilegais como “nossos amigos”.

A declaração dada pelo chefe do Executivo Estadual ocorreu em entrevista concedida nessa quarta-feira, 15, à Revista Veja, ao responder sobre a retirada dos garimpeiros da Terra Indígena.

“É um problema social. Assim como os venezuelanos e os indígenas, os garimpeiros também são seres humanos, nossos amigos, nossos irmãos”, disse Denarium, ao sair em defesa da classe dos garimpeiros.

Em outro trecho da entrevista, Denarium voltou a compactuar com a atividade garimpeira em Roraima. Segundo ele, há milhares de pessoas que dependem do garimpo para sobreviver e disse ser a favor da legalização da atividade.

“Tem aproximadamente 50 mil pessoas em Roraima que dependem do garimpo. A gente tem que separar: existe o dono de garimpo, o comprador de ouro e os funcionários do garimpo, a cozinheira, o vigia, o cara que faz serviço geral. Nós aprovamos um projeto de lei aqui em Roraima para que pudesse ter mineração em áreas de domínio do Estado, com licença ambiental e fora da área indígena. Assim a gente tem controle sobre a atividade. A gente tem que legalizar o garimpo dentro de área do Estado”, afirmou o governador.

Denarium argumentou, ainda, que as pessoas que estão sendo retiradas do garimpo ilegal devem receber uma ajuda de custo pago pelo Governo Federal até que consigam arrumar um novo emprego.

“Os funcionários do garimpo são pessoas de baixa renda que não tiveram oportunidade de emprego e acabam indo trabalhar para alguém no garimpo. Nós temos que dar um auxílio para essas pessoas por um período determinado, cerca de seis meses, até aquela pessoa arrumar um emprego”, pontuou.

 

Da redação

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Pleno do TRE-AM retorna nesta terça-feira, 21

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) fará a abertura do ano judiciário do Pleno nesta terça-feira, 21, a...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!