O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil), e demais parlamentares do Estado receberam esta semana uma comitiva formada por seis deputados estaduais que compõem a Comissão de Viação, Transporte e Obras, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). No encontro, os parlamentares debateram a trafegabilidade da BR-174, que interliga os dois Estados e está quase intransitável.
“Os deputados trouxeram essa pauta para a Aleam e vamos apresentar vários requerimentos ao DNIT. A estrada tem uma parte sob responsabilidade do Amazonas. Então, vou ver de que forma podemos contribuir com os deputados estaduais e acredito que, com essa junção, quem ganha é o Amazonas e Roraima”, afirmou Cidade.
O presidente da Comissão de Viação, Transporte e Obras, deputado Renato Silva (Pros-RR), afirmou que a comitiva de deputados de Roraima percorreu os 750 quilômetros de extensão da rodovia e constatou as péssimas condições da rodovia, especialmente, nos quilômetros que ficam no Amazonas, na área que atravessa a reserva indígena Waimiri Atroari.
Durante reunião com os parlamentares amazonenses, os parlamentares de Roraima solicitaram que possa haver uma ação coordenada entre os representantes de cada Estado, para que as soluções sejam implementadas o mais brevemente possível. “O trecho da fronteira de Roraima com o Amazonas, mais ou menos 40 quilômetros para frente, é intrafegável. O restante tem muitos buracos e não tem sinalização. Então, venho solicitar que o DNIT e os deputados do Amazonas possam fazer uma medida emergencial para poder resolver esse problema e não ficar fazendo apenas paliativos que não resolvem nada”, alfinetou.
O parlamentar roraimense afirmou, ainda, em relação à BR-174 (Manaus-Boa Vista), que essa é uma responsabilidade do governo federal, mas o Amazonas pode contribuir também. “Dialogamos bastante e iremos apresentar requerimentos ao DNIT, propor uma audiência pública e buscar apoiar as demais iniciativas que possam contribuir para a melhoria da trafegabilidade. Essa junção de esforços só tende a contribuir com esse pleito, que é de todos nós, tanto do Amazonas quanto de Roraima”, afirmou.
Além dos deputados Renato Silva (Pros), Ângela Portella (PP), Neto Loureiro (PMB), Catarina Guerra (UB), Armando Neto (PL) e Dr. Cláudio Cirurgião (UB), a comitiva de Roraima também contou com a presença de representantes do Ministério Público de Contas de Roraima (MPC/RR) e engenheiros.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação