Roraima – Alvo de graves denúncias durante gestão à frente da Secretaria Estadual da Educação e Desporto (Seed), Leila Parussolo, cunhada do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), pode voltar para o comando da pasta nos próximos dias. Leila foi exonerada em maio do ano passado.
Leila foi a primeira titular da Seed na gestão do governador Denarium. No entanto, após ser denunciada no Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF) por supostamente cometer irregularidades em um processo licitatório de quase R$ 9 milhões, foi exonerada pelo governador.
À época, conforme fontes do Palácio Senador Hélio Campos, sede do Governo do Estado, a exoneração de Perussolo foi uma forma de abafar o escândalo, que poderia atrapalhar a reeleição de Denarium.
Ao mesmo tempo que tirou a cunhada da Seed, Denarium, após negociar apoio da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) para campanha, nomeou o então servidor da Casa Legislativa Nonato Mesquita para comandar a pasta.
De acordo com fontes, a indicação de Mesquita para a titularidade da Seed partiu do presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Republicanos). Porém, agora, após Denarium quer empregar novamente a cunhada para agradar a primeira-dama, Simone Denarium.
Por outro lado, Sampaio é pré-candidato à Prefeitura de Boa Vista nas eleições de 2024 e, além de querer contar com o apoio da “máquina pública” do Governo, não abre mão de ter seu “homem de confiança” na Seed.
‘Desastrosa’
Segundo fontes palacianas, a possibilidade de Leila voltar para o alto escalão do Governo de Roraima está causando mais um desgaste na gestão de Antonio Denarium. A nomeação desagrada o até então fiel aliada de Denarium, o deputado Soldado Sampaio, e outros secretários.
Além disso, o nome da cunhada do governador também não é bem avaliado entre os servidores da Educação, que classificam a gestão de Leila como ‘desastrosa’. Dentre os principais gargalos, estão os contratos alvos de denúncias e as escolas em completo estado de abandono.
Da redação
Foto: Divulgação