Pesquisa realizada esta semana pelo Instituto Doxa Pesquisas na capital do Pará, Belém, visando as eleições municipais de 2024, mostra um alto índice de rejeição do atual prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), com a população. A pesquisa levou em conta três questionamentos: Aprovam/desaprovam a forma de governar, a avaliação com as opções excelente, bom, regular, ruim ou péssimo e também quais são os principais problemas de Belém.
Em uma mostra de 600 entrevistas o instituto questionou de eleitores se eles aprovam ou desaprovam a forma de Edmilson gerenciar Belém: Os números mostram uma aprovação de 27% e uma desaprovação de 69%. 4% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder. O indicie significa que a avaliação regular tendeu 8,3% para aprovação e 14,1% migraram para a desaprovação.
O Instituto também perguntou aos eleitores sobre qual a avaliação que eles fazem do governo do prefeito Edmilson Rodrigues? O resultado mostra uma avaliação positiva de 18,7% (somatória de Bom e Excelente). Já a avaliação negativa chega a 54,9% (somatória de Péssimo e Ruim). A avaliação regular foi a resposta de 24,4% dos entrevistados.
Quanto aos principais problemas de Belém, a pesquisa identificou uma percepção de angústia na população quando a opção “tudo”. A insatisfação geral apareceu em primeiro lugar com 20,4%. Em seguida aparece “violência/insegurança”, 16,8%. A “sujeira/falta de limpeza pública de vias, canais…” é o terceiro maior problema da cidade para 13,3% dos entrevistados. O quarto problema identificado pelos eleitores é “saúde pública precária…”, sendo a insatisfação de 6,7%. Depois com os mesmos índices apareceram “transporte público”, “falta de saneamento básico” e “desemprego/falta de renda” que puxou um indicie de 6,2%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 a 15 de março de 2023 em todos os Distritos Administrativos de Belém e está disponível no site da Doxa Pesquisas.
Da redação, Portal O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro