Roraima – Há poucos dias para o mês de abril, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), comandada por Soldado Sampaio (ALE-RR), ainda não divulgou no site da Casa Legislativa nenhum gasto da verba indenizatória, o “cotão”, dos 24 deputados estaduais referente aos meses de 2023.
Além de outras regalias e benefícios, os deputados têm direito a reembolso em até R$ 50 mil com despesas referentes ao exercício da atividade parlamentar, como gastos com gasolina, transporte, serviços contábeis, divulgação de ações parlamentares, serviços jurídicos, além de outros.
Os trabalhos legislativos iniciaram no dia 15 de fevereiro, no entanto, a última atualização sobre os gastos do cotão ocorreu em dezembro de 2022, referente ainda à legislatura passada.
Falta de transparência
Apesar de ter passado por uma recente repaginada, o site da Assembleia Legislativa segue ainda sem disponibilizar, de forma fácil e acessível, diversos tipos de informações de interesse público.
Em peças publicitárias, a Casa Legislativa afirma que os dados da ALE são transparentes e de fácil acesso. No entanto, o cidadão comum enfrenta dificuldades para saber, por exemplo, quantos funcionários comissionados foram contratados na gestão Sampaio.
Outra informação importante, que até poucos meses não estava disponível, eram os gastos para o exercício da atividade parlamentar. Ao acessar o portal da “transparência” e depois na aba “verba indenizatória” aparecia uma mensagem de “erro” de exibição da página.
Este problema foi corrigido após o site passar por grande modificação. Entretanto, agora, o problema é a lentidão para atualizar as informações no site e tornar o portal mais transparente e fácil para o cidadão comum.
Da redação
Foto: Divulgação