setembro 7, 2024 19:57

PA: Falta de infraestrutura tira alunos da sala de aula no interior do Pará

Há quase três meses a frente da Secretaria de Educação do Pará (Seduc), Rossieli Soares ainda não mudou as condições precárias que encontra algumas escolas. Esta semana, uma nova denúncia mostra  que as aulas da Escola de Ensino Fundamental Santa Bárbara, localizada na rua Fernando Ferrari, no município de Santa Bárbara do Pará (distante 34,58 quilômetros de Belém), na Região Metropolitana de Belém está acontecendo fora das salas de aulas, nas dependências externas da escola.

A direção da escola informou que a ação foi necessária porque as salas são abafadas e estão com infiltrações. Para o desconforto não ser ainda maior, a direção da escola optou por fazer um escalonamento de aulas.

Pais têm reclamado à Seduc que a escola não tem recebido reforma há dois anos. O sistema de ventilação de várias salas não funcionam mais e os números de cadeiras não são suficientes, obrigando alguns alunos a estudarem em pé.

As aulas na rede estadual de ensino começaram no dia 13 de fevereiro no Pará. Rossieli tem cobrado inclusive os gestores escolares por melhores índices no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) sem apresentar infraestrutura adequada. Segundo o Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras em educação pública do Pará (Sintepp),  vários os casos de escolas que sofrem com falta de infraestrutura mínima para a educação dos alunos.

Sobre a situação da Escola de Ensino Fundamental Santa Bárbara, o Portal O Poder pediu uma posição do Governo do Pará via Seduc, mas até o fechamento desta reportagem não obteve resposta.

 

Hector M S Silva, Portal O Poder

Ilustração: Neto Ribeiro, Portal O Poder

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!