Roraima – Para figuras conhecidas em Roraima pelos supostos acordos políticos antes e depois das eleições, a capital Boa Vista, que concentra mais de 70% da população do Estado, não era o centro das atenções para receber investimentos para execução de obras, mas o cenário mudou ainda no ano passado quando o grupo político do ‘cacique’ da política roraimense, senador Mecias de Jesus, decidiu tomar a Prefeitura de Boa Vista.
Para isso, o senador anunciou no início do mês passado o pré-candidato do Republicanos ao pleito do ano que vem, o deputado estadual Soldado Sampaio, que é presidente da Assembleia Legislativa de Roraima. Curiosamente, ambos não atuam na destinação de emendas parlamentares ou a articulação de recursos para a execução de obras estruturantes nem mesmo no serviço de atendimento básico à população para a capital.
Critica, mas não destina emendas…
No ano passado, às vésperas das eleições, o senador Mecias de Jesus percorreu alguns bairros da capital e fez questão de divulgar vídeos criticando a atual gestão. No vídeo, o senador falava da falta de infraestrutura. À época, a intenção do senador era prejudicar a campanha de Teresa Surita, ex-prefeita de Boa Vista e candidato ao Governo do Estado pelo MDB.
Mecias apoiou a candidatura do governador Antonio Denarium (PP), que foi reeleito. Contudo, à época, com uma breve consulta no site do Senado da República foi possível verificar que o senador não destinou nenhuma emenda para o município de Boa Vista.
‘Fecha os olhos’
Embora esteja pronto para criticar a gestão da Prefeitura de Boa Vista, que é reconhecida nacionalmente por investimentos na Educação, Saúde e Infraestrutura, o senador simplesmente fecha os olhos para o caos em que se encontra a Saúde de Roraima.
A crise vem se agravando com a omissão dos políticos aliados do governador Antonio Denarium, que mantém no cargo de secretária da Saúde a advogada Cecília Lorezon. A gestora é alvo de diversas denúncias e não recentemente demonstrou não ter nenhuma sensibilidade no trato às pessoas. Cecília afirmou que uma grávida, que entrava em trabalho de parto numa maternidade de lona mantida pelo Governo do Estado, ‘se prestava a dar show’.
‘Silêncio’
Por falar na maternidade de lona, o senador Mecias de Jesus nunca se manifestou ou questionou o atraso nas obras de construção da maternidade do Estado, que se arrastado por todo o mandato do governador Denarium.
‘Secretarias loteadas’
Nos bastidores, Mecias é conhecido por ser dono de diversas secretarias do Governo de Roraima. Ele seria responsável por indicar alguns titulares para as pastas e também deteria nas mãos milhares de cargos comissionados, que seriam usados em acordos nos períodos eleitorais e até depois.
‘Fantasmas’
Ainda conforme fontes, muitos desses servidores comissionados sequer aparecerem nos órgãos que deveriam trabalhar e são apontados como ‘funcionários fantasmas’. E teriam atuação apenas em campanhas eleitorais e na propagação de notícias falsas contra adversários políticos do grupo de Mecias e do governador.
‘Silenciado’
Na mesma sintonia de Mecias de Jesus, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Soldado Sampaio, que delira com comando da Prefeitura de Boa Vista, Soldado Sampaio também se mantém em silêncio quando o assunto são recursos para a capital de Roraima.
Nos últimos dias, após ser anunciado como pré-candidato, Sampaio ensaiou um distanciamento do governador de Roraima. Ele inclusive derrubou vetos de Antonio Denarium a alguns projetos de lei e promulgou essas leis.
A ‘rebelião’, no entanto, durou poucos dias. Pouco tempo depois, Antonio Denarium foi às redes sociais mostrar que a proximidade ainda existe e está ‘forte’. Contudo, fontes ligada a ambos afirmando que a relação está estremecida. Sampaio delira em ser prefeito e o governador quem indicar outro nome para ‘cravar’ as mãos na Prefeitura.
Embora sonhe intensamente com a cadeira do prefeito Arthur Henrique, Soldado Sampaio não alcançou nem 10 mil votos no pleito do ano passado para deputado estadual.
Da redação