fevereiro 22, 2026 17:32

RR: Duda pega ‘carona’ em proposta de Crivella para ampliar isenção tributária de igrejas

Roraima – O deputado federal por Roraima Duda Ramos (MDB) é coautor de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca ampliar a isenção tributária para as igrejas em todo o País. A proposta é de autoria do pastor Marcelo Crivella, deputado federal pelo Rio de Janeiro pelo partido Republicanos.

A proposta polêmica é criticada por especialistas, mas ganha força na Câmara dos Deputados. A matéria, que possui o aval de Arthur Lira (PP-AL), mobilizou cerca de 336 deputados.

A imunidade para os templo já está prevista na Constituição, e o Supremo Tribunal Federal (STF) entende que a isenção se refere aos tributos diretos — tais como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no imóvel da igreja ou Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os carros no nome da entidade religiosa.

A PEC 

Com a nova proposta de Crivella,  a medida passa a expandir a isenção para tributações indiretas. No caso de uma reforma do templo ou em obras comunitárias ligadas à igreja, por exemplo, o material de construção seria adquirido sem imposto.

Na justificativa, a proposta destaca que “Professar uma religião é considerado como de extrema importância para 92% da população brasileira, parcela essa que pratica alguma religião, segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE”.

Andamento 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, se comprometeu a pautar a Proposta de Emenda à Constituição, em breve, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Casa Legislativa.

‘Carona’

Em breve pesquisa no site da Câmara dos Deputados é possível ver que o deputado Duda Ramos é autor, até o momento, de apenas um Projeto de Lei (PL).

A proposta altera a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006 (Lei do Simples Nacional), para permitir descontos nas alíquotas de impostos devidos por empresas recém-criadas, visando a incentivar o empreendedorismo e à formalização de empresas já existentes.

‘Carona…’

Duda Ramos não é tão conhecido em Roraima, mas pegou carona na fama da esposa, a ex-deputada federal Shéridan Ramos. Ela, que teria desistido de disputar reeleição para focar em projetos pessoais, fez intensa campanha para o marido. Duda teve 14.793 votos.

Da redação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!