setembro 7, 2024 19:41

Após articulação de Arthur, MS vai destinar R$ 5 milhões anuais para ampliação de leitos no HCSA

Roraima – Após uma intensa articulação do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), junto ao Governo Federal, o Ministério da Saúde (MS) vai destinar R$ 5.025.050,00 anualmente para o custeio diferenciado de leitos de Enfermaria Clínica de Retarguarda do Hospital da Criança Santo Antonio (HCSA).

A portaria assinada pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 28.

Ainda conforme a publicação, o Fundo Nacional de Saúde vai adotar as medidas necessárias para que o recurso seja transferido ao Fundo Municipal de Saúde de Boa Vista, em parcelas mensais, mediante processo autorizativo encaminhado pela Secretaria de Atenção Especializado à Saúde.

Articulação 

A destinação do recurso ocorre após uma série de ações da gestão de Arthur Henrique junto ao Governo Federal. No início de março, por exemplo, o prefeito acompanhou e apresentou à ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, o trabalho desenvolvido para a população do Estado nas Unidades Básicas de Saúde do Município e no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA).

Na ocasião, a ministra se surpreendeu com a gestão e se sensibilizou às demandas do Município para ampliar e melhorar ainda mais o atendimento de saúde básica na capital.

Para o prefeito, a vinda de uma comitiva tão grande do MS demonstra a sensibilidade do Governo Federal e foi importante para apresentar as demandas do Município, que tem garantido atendimento de qualidade para a população não só de Boa Vista, mas de todo o Estado e até de países vizinhos.

Naquele momento as expectativas já eram positivas, uma vez que a ministra teve a possibilidade de acompanhar o trabalho da gestão Arthur e como o município se esforça para investir na Saúde, que tem sido sobrecarregada por conta da população venezuela que chega em Boa Vista desde o início da crise do país vizinho em 2016.

Além disso, o prefeito participou de uma série de reuniões em Brasília ainda no mês de março em busca de recursos para Boa Vista. Ao final de uma das reuniões, no dia 15 deste mês, Arthur Henrique anunciou que a capital deve receber nos próximos dias equipamentos necessários à ampliação dos leitos de internação e de UTI no Hospital da Criança Santo Antônio.

A unidade de saúde é a única especializada em atendimento infantil de todo o Estado e que atualmente se encontra sobrecarregada, devido às altas demandas.

Da redação 

Foto: Divulgação 

 

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!