Roraima – O senador pró-garimpo e líder do Republicanos no Senado Federal, Mecias de Jesus, acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de ter incentivado a invasão de terras por indígenas em Roraima.
A informação consta em matéria publicada pela Veja nesse domingo, 2. Conforme Mecias, o presidente teria feito o incentivo durante a 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas, na Terra Raposa Serra do Sol, que ocorreu em Roraima, no dia 13 de março.
O evento discutia a proteção de terras, a gestão de recursos naturais e a agenda indígena para 2023. Em sua participação no evento, Lula se disse favorável à demarcação de terras indígenas na região. “A verdade tem que ser dita toda hora: os indígenas não estão ocupando a terra de ninguém. Eles estão apenas brigando para ficar com aquilo que era todo seu e que os invasores, desde 1500, vem tirando pedaços de terra”.
Ao se posicionar sobre a fala de Lula, o senador Mecias afirmou que as invasões ocorreram em fazendas produtivas, próximas de terras já demarcadas e destinadas aos índios.
“Entendo que é completamente descabida qualquer tipo de invasão e essa fala é um incentivo. Nosso estado já possui 46 % de seu território com demarcações. Também precisamos produzir alimentos e dar subsistência ao nosso povo”, disse Mecias.
Da redação
Foto: Divulgação