O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), enviou à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) um Projeto de Lei que propõe a criação de mais uma secretaria estadual. O documento consta no Diário Oficial de Roraima, na edição do dia 3 deste mês.
Conforme a mensagem governamental, a nova pasta será chamada de Secretaria de Estado de Licitação e Contratação (SELC). Além disso, com a aprovação da lei, a Comissão Permanente de Licitação (CPL) será extinta.
“O presente projeto de lei se propõe a reorganizar, modernizar e concretizar o sistema de licitação do poder executivo do Estado, já previsto no Título VI da Lei Estadual n° 498, de 19 de julho de 2005, por meio da transformação do atual órgão central desse sistema; de um órgão da governadoria em uma secretaria de estado, ampliando suas competências, definindo suas atribuições e estrutura organizacional, com o escopo de otimizar a máquina pública e racionalizar os gastos público”, diz trecho da justificativa.
O documento não menciona de quanto será o impacto financeiro com a criação da nova pasta com o aumento de estrutura, cargos e demais gastos.
Prometeu reduzir gastos, mas só aumenta…
Durante campanha de 2018, uma das promessas de Denarium era enxugar gastos e reduzir secretarias. No entanto, quando governador, agiu na contramão das promessas.
Tanto não cumpriu essas promessas aos eleitores que, em setembro de 2021, Antonio Denarium propôs a criação de três novas pastas. A Assembleia Legislativa de Roraima se curvou e aprovou os projetos.
Desta forma, foram criadas três secretarias extraordinárias. Um das novas pastas, a Secretaria de Promoção, Desenvolvimento e Inclusão Social (SEEDIS) foi criada exclusivamente para Simone Denarium, esposa do governador.
Já este ano, no início do segundo mandato, Denarium voltou a criar secretarias. Desta vez, a Secretaria de Extado Extraordinária de Atenção de Investimentos (SEEAI) para o amigo pessoal, o empresário Aluízio Nascimento.
Da redação
Foto: Divulgação