O governador Helder Barbalho (MDB) criou uma nova secretaria estadual: a Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sejudh). Esta é a terceira pasta criada desde o início do seu mandato e será responsável por coordenar e executar políticas públicas para a promoção e proteção dos direitos humanos.
Além disso, A nova também se dedicará ao desenvolvimento de projetos voltados para a juventude, idosos, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+ e a prevenção e erradicação de tortura e trabalho escravo no Estado.
Para realizar suas funções, O Governo do Pará anunciou que a nova secretaria absorverá pessoal e funções da já existente Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. A quantidade de servidores no entanto não é clara. O site da Sejudh disponibiliza um link para indicar onde os servidores estão lotadas mas que não funciona
As outras secretarias criadas são a Secretaria dos Povos Originários do Pará e a Secretaria das Cidades e Integração Regional anunciada em janeiro e fevereiro deste ano respectivamente.
Hector M S Silva, Portal O Poder