Roraima – O advogado Marco Vicenzo protocolou nesta segunda-feira, 10, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), três pedidos de impeachment contra o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), que tem o início do segundo mandato marcado por polêmicas e crise na gestão.
Com isso, já são quatro pedidos de impeachment protocolados somente neste ano na Assembleia Legislativa contra o chefe do Executivo Estadual.
Em um dos pedidos formalizados nesta segunda, é destacado uma fala do governador sobre os indígenas Yanomami, que vivem uma grave crise humanitária. Em entrevista, Denariium disse que “eles [indígenas] têm que se aculturar, não podem mais ficar no meio da mata, parecendo bicho”.
“Limitar as declarações do governador Denarium como meramente insensíveis é diminuir a magnitude desse descalabro. Muito além de simplesmente ofender, elas vilipendiam a imagem coletiva dos Yanomami, rotulando-os como bichos e expressando depreciativamente que os mesmos não podem viver conforme sua cultura e seu modo de vida tradicional”, cita trecho do documento.
O segundo pedido diz respeito ao pagamento de R$ 140 milhões para empresário que recebeu auxílio-emergencial que, segundo o advogado, caracteriza como crime de responsabilidade.
“Nesse diapasão, o governador, além de cometer ato de improbidade administrativa, ainda incorreu em infração político-administrativa, ao agir contra a probidade na Administração, bem como por proceder de modo incompatível com o decoro na conduta pública, motivos mais que suficientes para abertura do processo de impeachment”, argumenta o advogado.
Já o último pedido de impeachment trata do envolvimento do governador de Roraima com empresa de agiotagem e com garimpo ilegal: o uso do cargo para proveito pessoal, condutas também caracterizadas como crimes de responsabilidade, segundo o advogado.
Ao requerer que seja decretada a perda do cargo público do governador Denarium, o advogado pede, ainda, a inabilitação para o exercício de função pública pelo período de cinco anos.
Primeiro pedido de impeachment
Em fevereiro deste ano, o jornalista e vereador de Boa Vista, Bruno Perez (MDB), protocolou na Assembleia Legislativa um pedido de impeachment contra o governador Antonio Denarium por crime de responsabilidade.
Conforme o documento obtido pelo O Poder, o vereador alegou que o chefe do Executivo Estadual cometeu ilegalidade ao fazer comentários preconceituosos sobre a situação crítica dos povos Yanomami.
Da redação
Foto: Divulgação