setembro 14, 2024 13:26

Após 100 dias de governo Lula, Gleisi Hoffmann vem a Manaus para debater cargos

Passados 100 dias do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann, vem a Manaus nesta sexta-feira, 14. Durante a visita, haverá reunião com os diretórios municipais do partido para ouvir lideranças políticas no Estado e definir os nomes dos mais de 30 cargos federais no Amazonas que ainda estão pendentes.

Tradicionalmente, o PT sempre atuou em cargos estratégicos no governo federal em setores como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), saúde indígena e correios. De acordo com os bastidores políticos, cargos envolvendo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não estão no radar de atuação da executiva estadual e, provavelmente, serão ocupados por outros aliados do governo Lula.

Entre os órgãos com cargos pendentes de definição estão os de três Distritos Sanitários Indígenas (Dsei’s), órgão vinculado à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). O impasse está na indicação dos nomes para Manaus, Parintins e São Gabriel da Cachoeira.

Eleição municipal

O ex-deputado federal José Ricardo (PT), que confirmou presença no encontro com Hoffmann, afirmou que a definição de um candidato próprio à eleição para prefeito de Manaus deve ficar somente para próximo ano.

“Eu ainda não estou com toda a programação da visita da Gleisi Hoffmann, mas devo participar. Quanto à candidatura a prefeito, normalmente o partido só decide isso no ano eleitoral. Até porque o partido aprova diretrizes nacionais, tem a questão da Federação, que vai valer para a eleição do ano que vem e o diálogo com os outros partidos e, certamente, vai se construir uma candidatura”, afirmou.

José Ricardo afirmou, ainda, que é importante que a Federação tenha o campo de esquerda e que o seu nome está à disposição. “Fui candidato em 2016 e em 2020. Em 2016 ficamos em quarto lugar e já em 2020 em terceiro lugar, portanto, como sempre estou à disposição do partido, não somente para essa candidatura (para prefeito) como já estive para governador, vereador, deputado estadual e federal. Vamos continuar na luta defendendo o Amazonas”, destacou.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Ilustração: Neto Ribeiro

Últimas Notícias

Tadeu vai para coordenação de campanha de David, por causa de desentendimentos

A 22 dias do pleito do dia 6 de outubro, o prefeito de Manaus e candidato a reeleição, David...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!