fevereiro 22, 2026 00:45

Lula cumpre agenda oficial na China ao lado de 39 congressistas

O presidente Lula (PT) embarcou na manhã desta terça-feira, 11, para a China. Ele ficará no país asiático até o dia 15 de abril.

Há uma grande expectativa sobre esta viagem por dois motivos: primeiro porque a China é o principal parceiro comercial do Brasil e, segundo, para que o presidente Lula vire a página de quaisquer rusgas que tenha ficado na relação entre os dois países após uma série de hostilidades durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Lula deve encontrar o presidente chinês, Xi Jinping, no sábado, 14.

A comitiva desta viagem conta com 39 congressistas, incluindo representantes de cinco partidos (Republicanos, PP, Podemos, PSDB e Patriota) que não apoiaram a candidatura de Lula na eleição passada.

Discussões

Setores do agronegócio, infraestrutura e tecnologia veem com bons olhos esta viagem do presidente à China.

Para especialistas do agronegócio, há oportunidade do Brasil expandir a exportação de carnes.

Na infraestrutura, onde a China também é um principal investidor no Brasil, a expectativa é de que o país asiático supra carências na área.

Já na parte tecnológica, a viagem deve incluir uma visita a um centro de pesquisa da Huawei e uma parceria no desenvolvimento de tecnologia de monitoramento.

Da Redação O Poder, com informações da CNN

Ilustração: Neto Ribeiro, Portal O Poder

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!