setembro 7, 2024 19:44

Brasil e China fazem acordos sobre comércio, tecnologia e agro

O governo brasileiro anunciou nesta sexta-feira, 14, a assinatura de 15 acordos com a China. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está no país asiático desde quarta-feira, 12. Passou por Xangai e Pequim.

Entre os acordos anunciados estão alguns relacionados ao setor do agronegócio. Os governos dos dois países terão um plano de trabalho para a cooperação na certificação eletrônica para produtos de origem animal. Haverá ainda um protocolo sobre requisitos sanitários e de quarentena para proteína processada de animais terrestres a ser exportada do Brasil para a China.

Ao discursar ao lado do primeiro-ministro da China, Li Qiang, nesta sexta-feira, 14, Lula falou na vontade de ampliar acordos em áreas como ciência e tecnologia e de desenvolver a indústria espacial com o país asiático. Os dois países terão um protocolo sobre o desenvolvimento conjunto do satélite Cbers-6.

Também foi anunciado um plano de cooperação espacial 2023-2032 entre a Administração Espacial Nacional da China e a AEB (Agência Espacial Brasileira). Diversos acordos são do setor de comunicação. Entre eles, um acordo de coprodução televisiva entre os dois países e outro de cooperação entre agência de notícias estatal chinesa Xinhua e a EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

Diversos acordos são do setor de comunicação. Entre eles, um acordo de coprodução televisiva entre os 2 países e outro de cooperação entre agência de notícias estatal chinesa Xinhua e a EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

Acordos fechados

1 – memorando de entendimento sobre o grupo de trabalho de facilitação de comércio entre o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil e o Ministério do Comércio da China.

2 – protocolo complementar sobre o desenvolvimento conjunto do satélite Cbers-6 entre o Brasil e o governo da China ao “acordo-quadro sobre cooperação em aplicações pacíficas de ciência e tecnologia do espaço exterior entre o governo da República Federativa do Brasil e o governo da República Popular da China”. Leia a íntegra (54 KB).

3 – memorando de entendimento sobre cooperação em pesquisa e inovação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e o Ministério da Ciência e Tecnologia da China.

4 – memorando de entendimento entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China sobre cooperação em tecnologias da informação e comunicação.

5 – memorando de entendimento entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China para a promoção do investimento e cooperação industrial.

6 – memorando de entendimento sobre o fortalecimento da cooperação em investimentos na economia digital entre o Ministério do Comércio da China e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil.

7 – memorando de entendimento entre o Ministério da Fazenda do Brasil e o Ministério das Finanças da China.

8 – memorando de entendimento sobre cooperação em informação e comunicações entre o Ministério das Comunicações do Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações da República Federativa do Brasil e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China.

9 – acordo de coprodução televisiva entre o governo da República Federativa do Brasil e o governo da República Popular da China.

10 – memorando de entendimento entre grupo de mídia da china e Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República Federativa do Brasil.

11 – acordo de cooperação entre agência de notícias Xinhua e (EBC) Empresa Brasil de Comunicação.

12 – memorando de entendimento entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar da República Federativa do Brasil e o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da República Popular da China na cooperação para o desenvolvimento social e rural e combate à fome e à pobreza.

13 – plano de cooperação espacial 2023-2032 entre a Administração Espacial Nacional da China e a Agência Espacial Brasileira.

14 – plano de trabalho Brasil-China de cooperação na certificação eletrônica para produtos de origem animal.

15 – protocolo entre o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil e a Administração-geral de Aduanas da China sobre requisitos sanitários e de quarentena para proteína processada de animais terrestres a ser exportada do Brasil para o país asiático.

Setor privado

Também foram anunciados acordos entre o setor público do Brasil e empresas e instituições chinesas. Entre eles, do governo do Ceará com a Huawei.

Lula participou de cerimônia de deposição de flores no Monumento aos Heróis do Povo, na Praça da Paz Celestial, em Pequim, e teve encontro com representantes de sindicatos chineses. Depois, se reuniu com o presidente chinês, Xi Jinping.

 

 

Com informações do Poder 360

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!