março 25, 2025 20:54

Campanha de 100 dias do Governo Denarium anuncia inauguração de complexo esportivo e eleitores confrontam: “E a maternidade?”

Roraima – Alvo de quatro pedidos de impeachment e com o sistema público de Saúde do Estado imerso em uma grave crise, o Governo de Antonio Denarium (PP) decidiu investir em uma campanha publicitária em alusão aos 100 dias do atual mandato. Ocorre que, ao anunciar nas redes sociais a entrega de obras (que se arrastavam desde o primeiro mandato), o Governo está recebendo uma ‘avalanche’ de mensagens questionando sobre a entrega da nova maternidade de Roraima.

Em um post nas redes sociais no dia 12, o Governo anunciou a entrega de novas estruturas esportivas no Parque Anauá. A inauguração do Complexo Poliesportivo Engenheiro Rivaldo Nevez será no dia 17, a partir das 16h. O post destaca, ainda, que o evento faz parte das ações alusivas aos 100 dias do novo Governo.

Poucos segundos após o post, eleitores encheram os comentários com questionamentos sobre a entrega do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré. Em um dos comentários, um eleitor ironiza o atraso nas obras: “Será que entrega a maternidade vai ser antes ou no fim do mandato”.

A maternidade estadual está funcionando em uma estrutura completamente improvisada há quase três anos. O período é referente ao andamento das obras de construção da nova, que se arrasta a passos lentos e, inclusive, começou a ser alvo frequente de questionamentos do Ministério Público e de alguns deputados estaduais.

Vice confirma perdas de verba para obra da maternidade 

O deputado estadual Cláudio Cirurgião (UB), presidente da Comissão de Saúde e Saneamento, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), revelou que o vice-governador, Edison Damião, confirmou a perda de recursos federais para reforma da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth.

Segundo o deputado, o vice-governador, que também é secretário estadual de Obras e Infraestrutura, admitiu a falha do governo na semana passada, quando Damião acompanhou a Comissão de Saúde da ALE em visita técnica na obra atrasada da maternidade no dia 27 de março.

Incompetência do governo

A declaração dada por Damião, de que o Estado perdeu verbas federais para Saúde, confirma as informações de bastidores sobre a incompetência da gestão do governador Antonio Denarium (PP) em administrar os recursos públicos.

Segundo o deputado Jorge Everton (UB), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), comandada por Cecília Lorezon, deixou voltar pelo menos R$ 36 milhões, recursos que deveriam ser investidos na saúde, na conclusão da obra da maternidade, que está atrasada há mais de dois anos.

Denúncia no MPF 

No último dia 10, a deputada federal Helena Lima (MDB), conhecida como Helena da Asatur, foi ao Ministério Público Federal (MPF) protocolar uma denúncia contra o Governo de Roraima. No documento, consta o atraso na obra do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth, mortes de mães e crianças em espaço provisório, falta de medicamentos e até relatos de violência obstétrica.

Mortes 

Apenas nos primeiros 37 dias deste ano, a maternidade de lona registrou  28 mortes de bebês, o número é superior ao registrado em todo o ano passado, quando foram 20 mortes.

Foto: Montagem 

 

Últimas Notícias

Em Coari, Adail Pinheiro fiscaliza reformas em escolas e anuncia inauguração para sábado

O prefeito de Coari, Adail Pinheiro, visitou no último sábado, 22, as obras de reforma das escolas da rede...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!