De acordo com o Diário Oficial do Estado publicado no dia 6 de abril, a proposta apresentada pelo Banco Santander para a contratação de financiamento destinados ao projeto “Asfalto por todo o Pará – 3ª etapa” foi desclassificada. Como resultado, o processo foi encerrado, com a justificativa de que Santander não cumpriu as exigências do edital e com isso, o início das obras vai atrasar ainda mais.
O Diário Oficial não forneceu detalhes sobre quais foram as exigências não cumpridas pela proposta do banco que foi a única empresa a se apresentar para o certame.
Diante da desclassificação da proposta do Santander, o governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento e Administração e Secretaria da Fazenda, lançou uma nova chamada para instituições financeiras, agências de fomento e de crédito, públicas ou privadas, desde que situadas no País. O objetivo é obter propostas para análise de viabilidade da contratação de recursos nos mesmos valores. Esse montante será destinado a investimentos de despesas de capital na primeira fase do projeto, que será executado pela Secretaria de Obras.
Hector M S Silva, para Portal O Poder