Roraima – Recém-empossado como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jhonatan de Jesus (Republicanos) foi agraciado por deputados da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) com o título de “Cidadão Benemérito”, a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo.
Jhonatan, assim como o pai dele, o senador Mecias de Jesus (Republicanos), foi citado como um dos responsáveis pela grave crise humanitária que assola o povo indígena Yanomami, situação que foi escancarada em janeiro deste ano após visita do presidente Lula (PT) a Roraima.
Na época em que exercia mandato de deputado federal, Jhonatan, juntamente com o senador Mecias, teria sido responsável por escolher e fazer a indicação dos últimos três coordenadores do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei-Yanomami).
Recentemente a Polícia Federal deflagrou operação para apurar desvio milionário de recursos públicos que deveriam ser utilizados em benefícios do povo Yanomami. Nos últimos anos, os indígenas passaram a sofrer com a grave crise de desnutrição e até a falta de medicamentos que teriam sido desviados.
Agraciado
O título de “Cidadão Benemérito” foi concedido ao ministro Jhonatan durante cerimonia realizada na manhã desta quinta-feira, 20, na Assembleia Legislativa. A distinção é entregue a personalidades que, de alguma maneira, prestaram serviços relevantes à sociedade.
Da redação
Foto: Divulgação