fevereiro 20, 2026 21:26

RR: Comissão de Saúde da ALE faz diligência em clínica do Estado para apurar denúncias sobre atendimentos

Roraima – A Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), após recebimento de denúncias quanto à demora para pacientes crônicos receberem curativo na Clínica Especializada Coronel Mota, no Centro de Boa Vista, foi até a unidade nesta quinta-feira, 20, para verificar os problemas enfrentados pela população e servidores.

A média de atendimentos na sala de curativos, segundo servidores, é de 60 pacientes a cada manhã. São quadros crônicos de média e alta complexidade.

Gabriela de Sousa acompanha a mãe duas vezes por semana na fila do curativo para tratar um ferimento no pé esquerdo. Nos últimos três meses, a rotina delas tem sido a de madrugar na unidade. A saúde da mãe está sob investigação, mas enquanto o diagnóstico não sai, essa será a realidade.

“Aqui é muito pequeno e precisa ter mais profissionais para atender, principalmente às quintas-feiras, dia em que os servidores ficam sobrecarregados”, reclamou Gabriela.

Segundo ela, é comum as pessoas chegarem às 2h ou 3h da manhã com a esperança de atendimento nos primeiros momentos do dia. A espera ocorre no corredor, onde a refrigeração é escassa, sem bebedouro ou banheiro adequado.

Na única sala de curativo, os poucos profissionais recebem de quatro a seis pacientes de uma só vez, sendo a maioria idosos e pessoas debilitadas, em cadeiras de rodas ou de muletas. “São três pessoas para esse serviço. Tem dia que passamos a manhã toda aqui sem comer nada. Lá fora, a gente fica em pé porque não tem assentos suficientes e sempre cedemos para quem precisa”, complementou Gabriela.

A diligência foi acompanhada pela presidente do Sindicato do Profissionais de Enfermagem, La Paz Perez, que buscou apoio na Comissão de Saúde da ALE-RR para verificar a sobrecarga dos profissionais da área. “Principalmente dos colegas que trabalham na sala de curativo às quintas-feiras, porque é o dia em que eles fazem os curativos dos diabéticos”, disse.

O aumento do número de enfermeiros no Coronel Mota, sugeriu La Paz, ajudaria a amenizar o problema. “Do jeito que está, é desumano para a população e para os profissionais, que estão sobrecarregados”, justificou.

A diretora-geral da clínica, Rayane Phranklismar, explicou aos parlamentares da comissão sobre o envio das demandas para a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde). “Estamos em andamento para ampliação da sala de curativo e acredito que até o próximo mês a gente consiga ampliar e entregar para dar mais celeridade aos procedimentos”.

De acordo com o presidente da comissão, deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União), parte dos acolhimentos poderia ser feita pelo município. “Justamente por uma falha na atenção básica, acaba vindo para o Coronel Mota. Então, a ideia é fazer um relatório técnico mostrando o que pode ser melhorado neste setor de curativos crônicos, com a contratação de mais profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, e a aquisição de material específico para que a população seja atendida da forma adequada”.

O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) participou da visita e garantiu que levará a situação para outras esferas. “Vamos fazer um documento e entregar ao governador para que ele veja a melhor e mais rápida maneira de resolver o problema”.

 

Da redação

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!