Roraima – Após quase três meses de debates e análises, a Comissão do Senado concluiu que o povo Yanomami precisa de ajuda e ações permanentes para evitar que o quadro trágico volte a se repetir nas terras indígenas.
O foco do relatório final foi apresentado na sexta-feira, 14, pelo presidente do grupo, senador Chico Rodrigues (PSB), durante a última audiência pública do colegiado, realizada em Boa Vista.
Ao longo dos últimos meses, a comissão ouviu diversas autoridades e representantes dos Yanomami em Roraima. Além das audiências, o grupo fez diligência externa para acompanhar de perto a realidade dos indígenas.
Na manhã de sexta, os senadores também se reuniram com o governador do estado, Antonio Denarium, bem como outras autoridades.
O foco do relatório final, que será elaborado pelo senador Hiran Gonçalves (PP), também foi apoiado pelo senador Mecias de Jesus (Republicanos). Ele afirmou que a crise envolvendo os Yanomami e a invasão de garimpeiros ilegais na região já dura mais de 50 anos.
Segundo o parlamentar, as ações pontuais das forças estatais dirimem em alguns momentos os conflitos de interesses envolvendo indígenas e invasores, mas assim que as ações são desmobilizadas, os garimpeiros ilegais voltam a ocupar diversas áreas das terras indígenas.
Foto: Divulgação