novembro 21, 2024 17:29

PA: Belém é a cidade mais favelizada do Brasil

Belém é considerada a cidade mais favelizada do país, acordo com dados preliminares do Censo 2022 do IBGE. A capital paraense tem 55,5% de suas habitações em áreas consideradas pelo IBGE como “aglomerados subnormais”, o que inclui favelas e palafitas.

Os dados indicam ainda que Belém possui duas das 15 maiores favelas brasileiras, a Baixada da Estrada Nova e o Assentamento Sideral, que ocupam a 11ª e 13ª posição, respectivamente.

O IBGE também aponta que o processo de favelização no Brasil continua avançando. Atualmente, existem 11.403 favelas no país, abrigando 16 milhões de brasileiros em 6,55 milhões de unidades habitacionais.

No que diz respeito ao saneamento básico, Belém está entre as dez piores cidades do país, segundo o Instituto Trata Brasil. Apenas 3,63% das unidades habitacionais têm tratamento de esgoto e apenas 17,12% contam com esgotamento sanitário.

A situação habitacional em Belém é preocupante, com cerca de 796 mil famílias paraenses vivendo em condições inadequadas. De acordo com a Fundação João Pinheiro, o Pará ocupa a quinta posição entre os estados brasileiros com maior deficiência de moradias, com um déficit habitacional de 13,55% em relação ao total do país, que chega a 5.876.699 unidades habitacionais.

Diante desses dados alarmantes, o senador Zequinha Marinho pediu que o Governo Federal invista em políticas de habitação popular e saneamento, como forma de evitar o avanço da favelização e melhorar a qualidade de vida da população. Ele alertou que esses dados não devem ser vistos apenas como números ou informações, mas sim como retratos da vida real de uma população que já está perdendo as esperanças por dias melhores.

“O Pará, assim como outras regiões da Amazônia e do Nordeste, precisa de atenção especial e comprometimento do governo para solucionar esses problemas habitacionais e de saneamento’, disse o senador.

 

Hector M S Silva, Portal O Poder

Ilustração: Neto Ribeiro/ Portal O Poder

Últimas Notícias

Mesmo proibido pelo TCE-AM, Andreson Cavalcante descumpre e realiza novas licitações

O prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, por meio do Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas, publicou na...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!