Roraima – Dos mais fiéis aliados do governador Antonio Denarium (PP) na legislatura passada, o deputado estadual Jorge Everton (UB) está decepcionado com o chefe do Executivo estadual após ser informado que Simone Denarium, esposa do governador, também concorrerá à vaga de conselheiro do Tribunal de Constas do Estado (TCE). A vaga é de indicação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
Nas redes sociais na manhã desta segunda-feira, 24, Jorge Everton postou uma mensagem aos seguidores sobre responsabilidade e a missão da política. Ele escreveu: “Comece a semana agindo com transparência e responsabilidade, lembrando sempre que o papel da política é servir ao povo e não apenas aos próprios interesses”.
Quem acompanha a política local, entendeu o post como uma indireta ‘direta’ ao governador Denarium, que chamou Jorge Everton para uma reunião à portas fechadas e comunicou que apoiará a candidatura de Simone Denarium à vaga de conselheira do TCE.
A disputa
Desde o início que se tornou pública a abertura de vaga com a aposentadoria do conselheiro Henrique Machado, o deputado Jorge Everton deixou claro que se inscreveria à vaga e começou a receber apoio de amigos parlamentares, muitos orientados pelos próprios partidos.
Jorge Everton tinha como entrave apenas o reitor da Universidade Estadual de Roraima Regys Freitas, que também tinha a aporvação inicial de alguns deputados, mas teve a ‘campanha’ derretida após a vinculação de uma matéria em rede nacional sobre seu enriquecimento ‘meteórico’.
Jorge Everton defende que, além da vaga ser de escolha da Assembleia Legislativa, deve ser ocupada por um deputado estadual com as capacitações necessárias. Desta forma, defende que ele seja escolhido e tinha certeza que seria escolhido pelos pares.
Ocorre que Jorge Everton foi chamado para uma reunião à portas fechadas com o governador e foi comunicado que Simone Denarium, que emprega boa parte da família no Governo de Roraima, seria candidata de Denarium à vaga.
Fontes garantem que Jorge Everton ficou decepcionado, afinal durante os quatro anos passados, primeiro mandato de Denarium, atuou como um dos principais aliados da gestão Denarium. A escolha pela primeira-dama foi classificada pelo deputado como uma forte ‘traição’.
‘Tiro no pé’
Por outro lado, no meio político, a possível indicação é considerada como ‘um tiro no pé’ do governador Denarium, que enfrenta diversas crises e um claro enfraquecimento na Assembleia Legislativa de Roraima.
Uma fonte explica que o ‘tiro no pé’ vem do próprio governador ao testar seu poder na Casa Legislativa. “Ele não quer acreditar que está perdendo força na Assembleia. Esse atual cenário é muito diferente do ano passado. Agora, mesmo tendo muitos aliados, ele não está com essa ‘bola toda’. Até o Sampaio (presidente da Casa) está se distanciando”, comentou.
Foto: Montagem