novembro 21, 2024 23:55

RR: Denarium ‘dá tiro no pé’ ao testar poder na Assembleia para eleger Simone à vaga no TCE

Roraima – A disputa por uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) tem movimentado os bastidores políticos de Roraima nas últimas semanas. No final da semana passada, a ‘briga’ ganhou um novo episódio com a possível Simone Denarium, esposa do governador Antonio Denarium (PP), entrando na disputa pela vaga.

Ocorre que, no meio político, a possível indicação (discutida à portas fechadas na semana passada) é considerada como ‘um tiro no pé’ do governador Denarium, que enfrenta diversas crises e um claro enfraquecimento na Assembleia Legislativa de Roraima.

Uma fonte explica que o ‘tiro no pé’ vem do próprio governador ao testar seu poder na Casa Legislativa. “Ele não quer acreditar que está perdendo força na Assembleia. Esse atual cenário é muito diferente do ano passado. Agora, mesmo tendo muitos aliados, ele não está com essa ‘bola toda’. Até o Sampaio (presidente da Casa) está se distanciando”, comentou.

Para outra fonte, Antonio Denarium vai passar uma das maiores humilhações políticas se insistir na indicação do nome da esposa ao Tribunal de Contas, que não deve ter assinaturas nem dos aliados. “Não tem condições da primeira-dama ser indicada pelo governador e receber assinatura dos deputados. Vai ser massacrado, vai ser humilhado. Dos nomes que já se desenharam, a gente já sabe quem os deputados querem. O governador vai ser derrotado”, disse.

Preferência

Na disputa pela vaga e defensor de que a  cadeira seja ocupada por um deputado, Jorge Everton (UB) já acumula apoio de boa parte dos deputados e dos principais partidos. Entre os partidos, Republicanos, do senador Mecias de Jesus e do presidente da ALE Soldado Sampaio, já declarou apoio ao parlamentar.

Na semana passada, o União Brasil, ao qual Jorge Everton é filiado e que tem como mandatário o deputado federal Antonio Nicoletti, declarou apoio ao parlamentar ao TCE.

“Sei da qualificação e competência do deputado Jorge para ocupar o cargo! Um parlamentar que está no seu terceiro mandato mantendo uma reputação ilibata e um histórico de compromisso, luta e compromisso com o povo”, escreveu Nicoletti nas redes sociais.

Correm por fora 

Também sonham com a vaga o deputado Coronel Chagas e o reitor da Universidade Estadual de Roraima (UER), este último perdeu força após a vinculação de uma matéria jornalística nacionalmente sobre o suposto enriquecimento meteórico.

Assinaturas 

Conforme publicado pela Ale, os candidatos à vaga deverão apresentar, no período de 18 a 28 de abril, requerimento de inscrição com a assinatura de pelo menos 1/3 (um terço) dos membros da Assembleia Legislativa, vedada a assinatura de mais de seis requerimentos por parlamentar. Além disso, é necessário obedecer a alguns requisitos, como ter nacionalidade brasileira, ter mais de 35 e menos de 65 anos de idade, idoneidade moral e reputação ilibada.

Outros requisitos são possuir notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública e ter mais de 10 anos de exercício de função ou efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados.

Comissão especial 

Uma Comissão Especial Externa composta pelos deputados Soldado Sampaio (Republicanos), Renato Silva (Pros), Isamar Júnior (PSC), Marcos Jorge (Republicanos) e Odilon (Podemos), analisará a documentação dos candidatos e será responsável pela sabatina, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de maio. A deliberação pelo Plenário da Casa para escolha do indicado à vaga de conselheiro, será dia 10 de maio.

 

Foto: Montagem

Últimas Notícias

Roberto Cidade propõe que Prefeitura de Manaus crie Comitê Permanente de Crise para monitorar as consequências das mudanças climáticas

Tema cada vez mais debatido mundialmente e que precisa da atenção integral da sociedade, sobretudo do Poder Público, as...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!