dezembro 21, 2024 14:38

RR: Deputados faltam sessões em meio às articulações para escolha de conselheiro do TCE

Roraima – A disputa pela vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) tem movimentado os bastidores políticos de Roraima, expondo racha em alianças e mostrando ainda mais as ambições do governador Antonio Denarium (PP). Em meio às articulações às vésperas da escolha, deputados estaduais faltam sessões ordinárias e travam votações de projetos importantes.

Ao todo, três sessões foram encerradas ou suspensas por falta de quórum. No dia 25 deste mês, a sessão foi suspensa e deputados deixaram de discutir e votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 01/2023, que prevê que o Poder Público, ao contratar temporariamente por processo seletivo, priorize candidatos classificados dentro do número de vagas ou cadastro de reserva.

No dia 18 deste mês, parlamentares também não registraram presença e a sessão não foi realizada por falta de quórum. As constantes faltas ocorrem em meio às articulações políticas para indicação do novo conselheiro do TCE. A vaga é de indicação da Assembleia Legislativa de Roraima e tem movimentado os bastidores da política macuxi.

Nomes

A disputa pela cobiçada vaga já tem nomes garantidos. Entre eles, os deputados Jorge Everton (UB), Marcelo Cabral, Coronel Chagas e o reitor da Universade Estadual de Roraima (UERR). A reportagem já entrou em contato com a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) para saber quais nomes já foram inscritos, mas não obteve retorno.

O processo de inscrição iniciou no dia 18 deste mês e segue até o dia 28. Candidatos à vaga deverão apresentar requerimento de inscrição com a assinatura de pelo menos 1/3 (um terço) dos membros da Assembleia Legislativa, vedada a assinatura de mais de seis requerimentos por parlamentar.

Racha 

Um racha na base do Governo voltou a ser exposto nos últimos dias após o governador Antonio Denarium (PP) comunicar parlamentares sobre a decisão de indicar a primeira-dama do Estado, Simone Denarium, para a vaga.

O principal afetado com o comunicado foi o deputado Jorge Everton, que acumulava o apoio de pelo menos 16 deputados. Ele defende que a vaga, que é de indicação da ALE, deve ser ocupada por um parlamentar experimentado.

Já o governador Antonio Denarium deixou claro, em entrevista, que Simone Denarium entrará na disputará pela vaga, afirmou que ela é capacitada e que ele ainda garante o apoio da maioria da Assembleia. “Não hpa crise”.

Denúncia 

Nesta semana, O Poder foi procurado por uma confiável fonte palaciana, que relatou um grave acordo que estaria em andamento para garantir que a vaga de conselheiro seja de Simone, esposa do governador de Roraima. Conforme o funcionário público, no Palácio já se comemora o cargo vitálicio que Simone deve “conquistar”. O Governo e os 24 deputados foram procurados, mas nenhum se manifestou sobre a denúncia.

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

RR: Assembleia aprova orçamento de R$ 8,8 bilhões para 2025

A Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR) aprovou na última quarta-feira, 18, a Lei Orçamentária Anual (LOA) que prevê receita...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!