Com o final do biênio do mandato do desembargador Fabrício Marques, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) deve definir até o final deste mês um novo nome para substitui-lo dentro da Corte Eleitoral.
Concorrem ao cargo de membro titular da Corte Eleitoral ao lado de Maria Benigno outros sete advogados: Carlos Edgar Tavares de Oliveira; Cristian Menes da Silva; Felipe dos Anjos Thury; Filipe de Freitas Nascimento; Márcio Rys Meirelles de Miranda; Rodrigo Fernando de Almeida Oliveira; além do próprio Fabrício Marques, que busca recondução à vaga.
Pelos bastidores, os especialistas da área têm destacado que os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) “estão com lupa nestas listas” de indicados, relembrando inclusive a fala da ministra Cármen Lúcia que destaca a importância da representatividade feminina na composição dos tribunais eleitorais.
Para a ministra, esse ‘equilíbrio’ é importante para que haja uma humanização do processo de pacificação social e representação legítima dentro das Cortes Eleitorais Regionais.
Por essa ótica, a advogada Maria Benigno tem grandes chances de substituir o desembargador Fabrício Marques no TRE-AM.
Da Redação O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro, Portal O Poder