fevereiro 22, 2026 04:05

RR: Advogado vai à Justiça pedir nulidade de candidatura da primeira-dama ao TCE

Roraima – Nesta quarta-feira, 3, a disputa pela vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR) ganhou mais um capítulo. O advogado Marco Vicenzo protocolou uma ação popular na Justiça de Roraima pedindo a nulidade da candidatura da primeira-dama, Simone Denarium, ao cargo de conselheira do TCE.

“O ato de inscrição da Esposa do Governador do Estado estão eivados de vício insanável, tornando-o inválido, eis que o ordenamento jurídico não admite que alguém exerça ato administrativo que venha lhe favorecer ou favorecer parente seu”, enfatiza o advogado em trecho do documento.

O advogado destaca que, caso seja eleita para o cargo, haverá uma clara relação de nepotismo, tendo em vista que na função de conselheira, Simone seria responsável pelo controle, fiscalização e julgamento das contas públicas do Estado, onde o marido, Antonio Denarium, é governador.

Na ação, Vicenzo faz uma analogia a nomeações de parentes ou cônjuges em cargos comissionados. O advogado, no entanto, também chama a atenção para a candidatura da esposa do governador para vaga em um órgão fiscalizador das contas e contratos públicos seria um caso gravíssimo, levando em consideração que ela poderia a vir julgar contas do próprio marido.

“Existe, assim , por princípios de moralidade e boa-fé da administração um impedimento presumido para que o agente público não atue em atos que possa favorecer a si próprio, ou ao seu conjuge e demais parentes. ‘Claro está claro que vício no pressuposto subjetivo acarreta invalidade do ato’ passível de declaração da sua nulidade por decisão judicial”, explica.

Moralidade

Vicenzo afirma, ainda, que a candidatura de Simone ao cargo viola a constituição na inobservância do princípio da moralidade/impessoalidade. O advogado garante que a aparente legalidade não implica necessariamente em moralidade e que a medida fere os princípios mais sagrados e caros ao Direito Administrativo e desenvolvimento de funções na administração pública.

“Em caso de aprovação do nome da ilustríssima primeira-dama pela Assembleia Legislativa do Estado de Roraima para exercer a função de conselheira do Tribunal de Contas do referido Estado seria encaminhado para nomeação do Governador”, destacou.

Guerra

Ao colocar Simone Denarium na disputa pela vaga de conselheiro do TCE, o governador Antonio Denarium colocou em risco a fragilizada relação com os deputados estaduais. O governador chegou a convocar o deputado Jorge Everton (UB), principal cotado para a vaga, para comunicar que Simone será candidata e deve ser escolhida para o cargo.

O deputado, que era aliado do Governo, se rebelou e rompeu relações com o governador. Jorge Everton, inclusive, denunciou o chefe do Executivo na Assembleia Legislativa. Segundo Everton, o governador estaria usando o aparato da polícia para persegui-lo e intimida-lo desde que rompeu com Denarium.

 

Foto: Montagem 

 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!