outubro 6, 2025 09:19

Conheça os favoritos de Gladson para disputa pela Prefeitura de Rio Branco

As conversas em torno das eleições municipais do próximo ano estão a todo vapor e engana-se quem acredita que o governador Gladson Cameli já tem definido quem irá “abençoar” para a disputa na capital. A mais importante do Estado.

O apoio dele à reeleição do prefeito Tião Bocalom é possibilidade praticamente descartada, dadas as recentes movimentações políticas.

Apesar de ser do mesmo partido do chefe do Palácio Rio Branco, o nome da ex-prefeita Socorro Neri, era o que figurava como a favorita as rodas palacianas até o último final de semana e até mesmo pela direção do Progressistas. Tanto é que com a retirada de Neri do cenário para a disputa da Prefeitura de Rio Branco, a pré-candidatura de Alysson Bestene, secretário de Estado de Articulação Política, logo é apontada como a mais provável pelo partido de Gladson e pelo próprio.

Entretanto, não é segredo para ninguém as intenções do professor Minoru Kimpara (PSDB) de partir para a disputa ao Executivo Municipal podendo vir a ser outro nome sobre a mesa do governador, como quem guarda relação de respeito e cortesia política.

Minoru, atualmente, é o presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e vem desenvolvendo um trabalho elogiado, apesar de rumores de perseguição política a servidores, o que acabou não se confirmando. Politicamente, ele teria o apoio de pelo menos três deputados da base do governador na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e nas últimas eleições obteve 19.077 votos para disputa a deputado federal.

Quem surge como a alternativa menos esperada à lacuna deixada por Neri é o secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho. Nunca disputou um cargo eletivo, mas não é novo na política, já tendo disso secretário municipal de Meio de Ambiente na gestão de Socorro Neri, coordenador político da vereadora Elzinha Mendonça (PSB) – sua sogra – e depois um dos braços direitos de Neri tanto na Prefeitura, quanto no período em que ela foi Secretária de Educação do Estado, até sua campanha a deputada federal em 2022.

Na Educação, a maior pasta do Estado, tanto em pessoal quanto em orçamento, Aberson tem se destacado pelo trabalho realizado e tem sido um dos secretários mais bem quistos do governador.

 

 

Com informações do ContilNet

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Prefeita de Manacapuru mira aliados ao culpar gestões passadas por bloqueio de contas

Um discurso polêmico da prefeita de Manacapuru, Valcileia Maciel (MDB), responsabilizou aliados políticos por bloqueios judiciais que a prefeitura...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!