O futuro político de Silas Câmara (Republicanos) já tem dia e hora para ser decidido. Isto porque a Justiça Eleitoral do Amazonas definiu a data para que o parlamentar seja julgado por crime eleitoral: 5 de junho, às 10h.
A Representação Especial que definiu o dia do julgamento do parlamentar é relatada pelo desembargador eleitoral Kon Tsih Wang. Silas será julgado no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
No despacho da relatoria, Kon diz respeitar os princípios do contraditório e ampla defesa e, por isso, decidiu pelas oitivas das testemunhas arroladas no processo.
Caso seja condenado pelo crime eleitoral, Silas terá o diploma cassado, perdendo o mandato na Câmara Federal. O parlamentar está no Congresso pela sexta vez e, nas últimas eleições, obteve 125.068 mil votos.
Entenda o caso
Silas Câmara responde por captação ou gasto ilícito de recursos financeiros durante a campanha eleitoral de 2022.
O deputado federal apresentou gastos de R$ 396,5 mil com fretamento de aeronaves durante o período. O valor e a forma como foram utilizados os aluguéis chamaram a atenção do Ministério Público Eleitoral (MPE). A principal motivação da representação por captação ou gasto ilícito de recursos em campanha eleitoral são as inconsistências destes voos fretados na prestação de contas de Silas.
Da Redação O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro, Portal O Poder